quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Este Blogue


A minha vida é como este blogue. Revejo atentamente cada página. Olho para ela.
Estou feliz com os textos escolhidos. Gosto do que está escrito. Tudo me parece inserido num contexto que o Henrique aprovaria.
Relaxo.
Acho que algo de muito bom vai acontecer, sei lá, talvez ele volte e me dê a sua opinião! A harmonia é tão grande !!! Talvez eu possa continuar.
Coloco outro post, e de repente, o que era quase perfeito ficou um caos. Já nada faz sentido! A página não tem nexo! A harmonia desapareceu. Não há contexto. O que faço eu aqui? Qual o fim que me proponho?
Volto atrás. Tento alcançá-lo. Paro. Penso. Com serenidade, revejo os textos dos meses anteriores. Afinal a harmonia ainda lá está. O desequilíbrio é transitório e fugaz.
Eu sei agora com toda a certeza que algo enorme vai acontecer. Talvez ele volte e me dê a sua mão!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A morte é um mistério inquietante

A morte é um mistério inquietante.
A vida também.
Perante a morte, é como se o Amor se tornasse ainda mais grandioso.
Mas transborda de nós, não cabe cá.
Passa para o outro lado de um véu onde tanta coisa fica por compreender.
O que conhecemos é apenas a superfície do maior sentido das coisas.
Não é preciso inquietarmo-nos.
Um dia perceberemos.
E havemos de nos reencontrar.


Sofia Nascimento Rodrigues

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Dia 27 Noticiário da SIC

Ficamos estupefactos ao ouvir, ontem dia 27, o noticiário da SIC.
Será que ninguém percebeu que não foram “ motivos de saúde”que o levaram a renunciar ao cargo, no momento em que o fez?
Ninguém percebeu que, apesar dos motivos de saúde, esperou um ano por razões de Estado, para ele mais importante que tudo o resto, mesma a própria vida?
Será que não perceberam que para ele, acima de tudo, estava a Provedoria de Justiça enquanto Instituição prestigiada, e os seus colaboradores ?
O mandato do Provedor de Justiça tinha terminado havia um ano e os partidos com assento no Parlamento fizeram um jogo de guerrilha institucional que os desprestigiou e colocou em causa o próprio regime democrático.
Ele renunciou, quando renunciou, por motivos exclusivamente políticos e foi muito claro nisso, quando responsabilizou os partidos e os seus líderes pelo ignóbil arrastar da situação.
Porque com ele aprendemos a prezar a verdade e a democracia, é no seu blogue que lavramos o nosso protesto.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Em memória do nosso Pai, neste final de 2010.


Tenho defendido um projecto de democracia política, económica, social e cultural para o nosso País.
Lutei por esse projecto nos períodos, sobretudo os mais difíceis, do processo de democratização que atravessámos e fi-lo nas áreas que se afiguraram justificar e impor-me uma intervenção.
Não sou adepto de medidas congeminadas no segredo dos gabinetes e lançadas sem hipóteses de radicação social e económica.
O mundo do trabalho é um todo muito complexo e sensível.

A regulamentação das relações laborais tem de ser realista, e não seria realista supor-se que se pode alterar uma matéria sem a enquadrar no conjunto de factores que a condicionam e que ela própria condiciona.


Lisboa 1981

sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal 2010

O Natal de hoje é um primeiro Natal.

Um Natal que tranquilamente nos suporta a alma,
nos embala a vida e estreita um pouco mais os laços.

Especialmente porque a tua presença esteve em cada canto,
em cada sorriso, em cada luminosidade.

Lá estiveste e sempre estarás, pai.

Feliz Natal

Editado por Ana Nascimento Rodrigues no blogue Espanta-espiritos

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Hoje é dia 24 de Dezembro

Sempre reunimos a nossa família na ceia de Natal. O dia 25 ficava para as outras famílias dos nossos filhos e netos. Esta noite, noite de Natal representa - na troca de presentes - a troca dos nossos sentimentos, dos nossos votos, dos nossos desejos para mais um ano de partilha de vidas. Renovamos força, vigor, entusiasmo, alegria, agradecimento que irá durar até ao próximo Natal. Sempre fizemos o mesmo com os amigos. Era a nossa maneira de dizer: cá estamos para o que der e vier.
Recebemos hoje uma fotografia enviada por um amigo e ex colaborador do Henrique. Fica no Blogue porque representa o espírito com que vivemos este dia: Agradecimento, Amor, Partilha. O Henrique, como sempre, é o cimento de uma comunhão de afectos que nos mantem vivos.

A fotografia que o Dr. Miguel Coelho nos enviou, representa a outra dimensão dessa comunhão de afectos - a da sua vida de trabalho onde também tinha uma família.