quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CABO VERDE- SANTA CATARINA

O correio é transportado, de Santa Catarina para a Praia, de camioneta, das tais que chegam quando chegam, e depois ainda tem que ir de avião até ao Sal.

Desde que cá estou praticamente não tenho parado. Da Praia a Santa Catarina são quase 40Km, que levam, todavia, hora e meia a percorrer, pois a estrada é sempre a subir, muito acidentada e estreita.

Mas, através dela vê-se um dos mais lindos panoramas da ilha e, por certo, um dos mais lindos que se podem descobrir em qualquer parte.

Um dia, se isto se chegar a desenvolver, Cabo Verde, será um dos sítios mais procurados pelo turismo, pois tem condições ideais para isso.

Eu só tenho pena que a minha máquina não esteja a funcionar bem ( é essa a minha impressão) pois levaria daqui filmes belíssimos. Mas infelizmente, tenho a impressão que a célula fotoeléctrica não está boa, o que me dá luz errada e possivelmente filmes maus. Vamos ver.

Mas como estava a contar, achei o passeio, ou melhor, a viagem lindíssima. Mesmo tudo isto ao redor de Santa Catarina é belo.

Montes verdejantes (nesta época) vales profundos e seguidos, tudinho cultivado. Muita miséria, claro.

Aqui em Santa Catarina, estamos na montanha e há ar fresco, sobretudo à noite. O que me apoquenta é que o tempo passa a correr e quase sem darmos por isso estamos em Outubro.

É claro que aqui as condições para eu estudar são menos que péssimas

22 de Agosto de 1963

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CIDADE DA PRAIA- CABO VERDE

1963. O Henrique está a terminar o 5º ano da Faculdade de Direito. Tem duas cadeiras para a época de Outubro e uma incógnita à sua frente: e depois, vou fazer o quê e aonde? O sonho de voltar para Angola tinha sido posto de parte, restava-lhe encontrar, em Lisboa um emprego…

Entre 15 de Agosto e 9 de Setembro, passa, com os Pais, uns dias em Cabo Verde. São as impressões dessa viagem que deixamos hoje no seu blogue de memórias.

A minha viagem decorreu monotonamente e, como era de calcular, o navio não possuía quase nenhumas condições de habitabilidade. A primeira impressão que tive de Cabo Verde foi-me dada por São Vicente terra completamente árida e escalvada, cheia de calor e miséria. Não gostei.

Já a ilha de Santiago, de que a Praia é capital, é muito mais airosa e verdejante. A Praia é uma pequena cidade, género vila de Angola, mas mais arranjada que o Mindelo. Algumas paisagens da ilha são muito bonitas. Ontem fui visitar o sítio chamado “Os Curralinhos” que é um género de Chela, talvez mais bonito.

Segunda feira de manhã vamos para Santa Catarina. Dizem-me que há paisagens muito bonitas, se bem que a terra seja praticamente morta. Não há sequer uma rua asfaltada e as estradas são um bocadinho melhores do que carreiros de cabras. O que mais me aborrece é não saber o que vou fazer depois do curso. Os meus pais pensam que eu, pelo simples facto de ter o curso de Direito, já tenho possibilidade de atirar-me a altos postos. Ora eu vejo as coisas pelo contrário e eles dizem que eu estou muito diferente e que sou um pessimista e um derrotado.

Praia 18 de Agosto1963

sábado, 17 de setembro de 2011

VIAGEM EM TORNO DE TI



amo o cais e as estações
porque delas se parte.
amo partir
e todos os dias regresso a ti
e te procuro na hora lenta
dos passos perdidos
nesse cais
em que te deixei.
.............
............
..............

Manuel dos Santos Lima (Poeta Angolano)

SAN JUAN, PUERTO RICO


Cheguei hoje a Porto Rico, de onde parto na 4ª feira para Nova Iorque e daqui para Lisboa.
Vou no voo TWA e chego a Lisboa na 5ª feira às 6.45 da manhã. Até 5ª feira

30 de Setembro de 1979

DISNEYLAND


A Disneilandia é uma obra indescritível, de fantasia, inteligência e técnica.

26 de Setembro 1979

LOS ANGELES

Alterei ligeiramente o programa: desisti de ir ao Grand Canyon – onde, aliás, estaria pouco menos de um dia – para ficar mais um dia em Los Angeles, de onde só partirei amanhã às 10 horas da noite.

Fiz esta alteração, porque, aqui, em Los Angeles, a Disneilandia só está aberta nesta altura do ano de 4ª feira a Domingo. Eu cheguei num Domingo, mas como não sabíamos, fomos ver outra coisa. Ora a Disneilandia é o maior espectáculo turístico dos E. U. e seria uma pena partir sem a visitar. Por isso, prolonguei um pouco a estadia aqui, em troca da visita ao Grand Kanyon e amanhã aproveito para passar o dia na Disneilandia e à noite parto para Las Vegas onde ficarei 5ª e 6ª feira; à tarde parto para Nova Orleães e no Domingo saio para S.Juan de Porto Rico, via Atlanta, onde ficarei até 4ª feira de manhã.

Saio de Porto Rico por volta do meio dia, chego a Nova Iorque às 4 h da tarde e tomo o avião para Lisboa às 8 da noite. No bilhete está marcada a chegada a Lisboa às 6.45 da manhã

Quanto a Los Angeles, é uma cidade enorme, muito extensa e conhecida pelos seus divertimentos. No Domingo visitei o Universal Studio, que tem muita piada por mostrar como fazem alguns truques do cinema. Ontem fui a um género de feira popular mas muito diferente da nossa. É uma reconstituição de uma velha cidade de Cow Boys, com imensos divertimentos alguns deles verdadeiramente espectaculares.

Hoje fui num "tour" até Tijuana, no México, mas confesso que não gostei. É o tipo de uma cidade espanhola, mas suja e com miséria, enfim aquilo a que estamos habituados.

Gostei, sim, do passeio pela zona da baixa Califórnia americana. A paisagem é bonita e as casas maravilhosas, os postais não mentem, até dão uma imagem que é superada pela realidade.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SAN FRANCISCO

Estou no aeroporto de partida para Los Angeles. Gostei muito de ver São Francisco, que é uma cidade fora do vulgar. Sinto-me bem de saúde mas as viagens são sempre cansativas para mim por ter de andar de avião. Vou sempre com medo!

23 de Setembro de 1979