segunda-feira, 12 de julho de 2010

VII Governo Constitucional


O VII Governo constitucional toma posse a 9 de Janeiro de 1981.

É constituído por uma coligação de três partidos: P.S.D. , C.D.S. e PPM.
Termina o seu mandato a 4 de Setembro de 1981, em plena crise, económica, politica e social.
Diz nessa data O Jornal- «Pela primeira vez, um ministro do Trabalho abandona a Praça de Londres com mais prestígio do que aquele com que entrara. Não por obra feita- mas pelo que se recusou a fazer.»
Numa carta datada de 21 de Agosto de 1981, e dirigida ao Senhor Primeiro Ministro Dr. Pinto Balsemão, o nosso Pai coloca a questão de ser dispensado da chefia do Ministério do Trabalho, nos seguintes termos: « os homens devem ser escolhidos em função das politicas a prosseguir,(……….) e não vislumbro que possa ser eu, (………. )um homem adepto do dialogo e dos processos lentos e difíceis, de sedimentação de consensos sociais tácitos ou expressos,(…….) a pessoa mais indicada para continuar à frente do Ministério do Trabalho, no contexto dos objectivos pelos quais o seu novo Governo tem que lutar no próximo, senão mesmo nos próximos anos, atento à durabilidade da crise».
A coerência de pensamento, a firmeza de atitudes demonstrada, foram uma constante na sua vida politica. No dia em que passam três meses da sua morte deixamos este testemunho para que seja lembrado e, porque não, seguido pelos que hoje têm a difícil e ingrata tarefa de dirigir os destinos da Nação.