terça-feira, 5 de outubro de 2010

NOTAS POLÍTICAS (38)

O ouvidor do Kimbo já não pode escrever as suas notas políticas. Todos, os que o conheciam e respeitavam, sentem a falta das suas opiniões, da sua honestidade, da sua isenção e do seu rigor.
Deixamos hoje algumas palavras, frases, que em 1982- 83 escreveu a propósito da crise que o País atravessava.

Em Democracia os conflitos são tão normais como os consensos.
O conservadorismo, mesmo que pincelado de modernismos, não terá futuro. Mas este também não se constrói, sem uma resposta de mudança concreta que concilie a liberdade individual com a solidariedade social, a firmeza dos objectivos com o pragmatismo dos caminhos, o sentido de justiça com o valor do comando democrático.
Ao fim e ao cabo, mais uma vez, a iniciativa e a responsabilidade maior das modificações giram em torno do PSD. Que melhor prova se pretende daquilo que continuamos a ser no país e a representar para Portugal? (Dezembro de 1982)

A justiça social exige combate ao desemprego, que temo, possa aumentar gravemente.
A crise, é também de todo um povo que ainda não conseguiu afirmar-se colectivamente. Não há curas nem soluções milagrosas. É preciso que haja consciencialização patriótica nomeadamente quanto aos problemas económicos. Não se deve esperar do Estado o que não é viável que o Estado conceda. Na actual situação de crise interna e externa não parece que seja avisado encarar o conteúdo das compensações sociais pela mesma forma por que era encarado há uns anos. (Março de 1983)