terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Departamento das Relações de Trabalho (OIT)

Nessa época (1966/1973), devido às características fechadas da Administração Pública “clássica,”por um lado, quer devido, por outro lado, às dificuldades de relacionamento com organismos internacionais e com departamentos homólogos de países europeus, provenientes do “clima de frieza” para com Portugal causado pela guerra colonial, tornava-se quase impossível o acesso a estágios no estrangeiro, ou a participação no exterior em iniciativas de interesse profissional para a Administração do Trabalho. A política deliberadamente adoptada, no sentido de se proporcionar aos técnicos do FDMO possibilidades de aperfeiçoamento profissional no estrangeiro, potenciou a obtenção de conhecimentos técnicos, a aquisição de experiencias práticas e do entretecimento de contactos internacionais, o que lhes permitiu a utilização de saberes adquiridos para operar, no seio da Administração do Trabalho da época, verdadeiras reformas, de natureza legislativa, umas, de carácter organizativo e procedimental, outras.

Também o nosso pai, na área específica das tarefas que lhe estavam cometidas, usufruiu, das possibilidades de qualificação e aperfeiçoamento profissional a que atrás se aludiu.
Nas nossas memórias, a estadia em Genebra, até 15 do mês de Maio de 1968, durante um estágio no Departamento das Relações de Trabalho (OIT). O João nasceria 5 dias depois.

Genebra 26.4.68

A viagem decorreu excelentemente e cheguei a Genebra por volta das 5 da tarde.
No dia seguinte, estava no BIT às 9.30. Fui recebido aqui pelo Chefe do Departamento de Direito do Trabalho, que é um alemão, conversei um pouco com ele e decidimos que eu iria estudar, os livros e a documentação que puseram à minha disposição. Deram-me um gabinete só para mim, e puseram uma técnica dos serviços a trabalhar comigo (mas ela pouco percebe de convenções colectivas). De 2ª até hoje, praticamente tenho andado a estudar, a ver os livros e a documentação e isto das 9 da manhã às 6 da tarde que é o horário oficial. Claro que eu sou livre quanto ao meu horário e, portanto poderia sair; mas não quero que pensem que vim cá para passear e portanto cumpro o horário.
Hoje termina esta parte do estágio e na 2ª feira vou começar com os contactos pessoais, a discutir com os técnicos do BIT de nível superior. Tenho a impressão que devo dizer muitas asneiras em francês, mas, enfim, tenho dito o suficiente para que me compreendam. Para o ano, se vier, tenho que saber falar melhor, pois poderia tirar mais partido se estivesse mais descontraído a falar.”