segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Vai, vai e vencerás

O texto, que vamos ler, foi escrito pelo Ouvidor do Kimbo, no dia seguinte à reprovação na cadeira de Introdução ao Estudo do Direito.
Já, noutro local desde blogue, publicámos o desabafo desse dia terrível na sua vida de estudante.
O seu amigo e médico, Miguel Toscano, disse um dia: “O Dr. é um estóico.”
Talvez fosse, não sei. O que sei, é que era um homem com uma vontade férrea, de convicções muito fortes, e, que, nas suas próprias palavras, dizia: “Fazei, Senhor, com que consiga compreender melhor e amar cada vez mais esse que é o eterno milagre da vida”

Lisboa 22 de Outubro 1958

Mudam-se os tempos, mudam-se os pensamentos, mudam-se as gentes, muda a vida – e só eu não mudo! Sinto dentro de mim renascer a sempre eterna verde esperança dos grandes sonhos, das ilusões agarotadas e deslumbrantes, visões de espírito moço que não quebra.
Não, eu não quebro já, nem nunca quebrarei. Ao momento de espanto e de grande desalento, sobrepõe-se a onda avassalante da energia, da vontade, dum querer forte e inabalável e o moço menino que ontem sentiu dentro do peito o cansaço das grandes tormentas levanta-se hoje, sempre o mesmo, confiante nesse futuro largo e aberto que eu visiono por entre duas noites de sonho!

É o eterno milagre da vida, o eterno milagre da Fé e da esperança que me avassala inteiramente, me faz bater o peito no mesmo ritmo das horas de ontem, quando tudo eram ilusões. E hoje? Hoje é tudo o mesmo. Sobre as cinzas fumegantes do que foi um sonho belo, ergue-se o castelo engalanado do outro sonho ainda mais belo. Sobre os alicerces ruídos da esperança de ontem, cimento e base do meu sonho de hoje, sempre igual, sempre forte e doirado, de seta apontada para o porvir, uma seta espetada numa pequena tabuleta que encerra sempre o mesmo texto:
“Vai, vai e vencerás”.

E eu vou meu Deus. Vou Senhor porque eu quero ir, eu quero ser Alguém e hei-de sê-lo se vós mo permitirdes.
Senhor, no mundo reina a miséria, a desgraça e o infortúnio. Senhor, o mundo precisa de Homens justos e leais, nobres e honestos, inteligentes e compreensivos. Eu sei, Senhor; que tenho qualidades para vencer; eu sei, Senhor, que não sou nenhum génio, mas, sei que sou capaz de ser um grande Homem. Deixai-mo ser, Senhor, deixai-me ir na estrada longa e difícil da vida, tombando aqui, mas erguendo-me acolá, o sorriso da esperança bailando, bailando nos lábios, a miragem das grandes ilusões brincando, brincando nos olhos. Bendito sejas tu, Senhor, pelo condão que tiveste em me ajudar a erguer, sobre o desalento de ontem o alento de hoje. Estou certo de que hei-de vencer, com a vossa omnipotente ajuda, com a minha vontade, com tudo o que de bom e honesto eu possa dar. Senhor a minha vida não parou. Sigo em frente, de cabeça erguida, porque nada tenho que me desonre; sigo em frente para onde a minha vontade louca me guiar, consciente dos meus deveres, ciente de que sigo o bom caminho, ciente de que este é bem o rumo da minha vida gloriosa e fantástica com que sonho desde os primeiros dias de menino e moço.
Uma única prece, Senhor, eu vos faço: ajudai-me, Senhor, a encontrar em qualquer encruzilhada da minha vida, aquela seta e aquela tabuleta que estão gravadas dentro de mim: “Vai, vai e vencerás”. Se assim o permitirdes, Senhor, eu prometo que irei e prometo que vencerei.