quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

NOVAMENTE "TÉCNICO"


No post, a que chamamos de “fundador”, dizia o nosso pai ,-o Ouvidor do Kimbo “ pretende ser um blogue de memórias e de saudades, de poesia, de estórias e de comentários, incluindo comentários políticos, os melhores para a gente se rir”.Sem ele, e por ele, torna-se difícil conciliar tudo. As saudades, só podem ser as nossas. Os comentários só poderiam ser os dele. Quanto ao resto, são memórias de todos os que com ele tiveram o privilégio de conviver.É uma dessas memórias que hoje queremos partilhar com quem nos ler. Vamos ter que regressar a 1992, e, rever um pouco da nossa história recente.
Como é sabido, toma posse do cargo de Presidente do Conselho Económico e Social a 28 de Maio de 1992, após ter sido eleito, pela Assembleia da Republica, por mais de 2/3 dos votos dos deputados com assento parlamentar. Torna-se assim no primeiro Presidente do CES.
Na sequência da vitória do PS nas legislativas de Outubro1995, e, com a tomada de posse do XIII Governo Constitucional, termina, por força da lei, o seu mandato. Entretanto, já corria nos jornais da época, nomeadamente no Diário Económico, o nome do seu sucessor. Em política é assim mesmo, é necessário dar a vez aos outros.
Num sábado, estávamos, em família, a passar o fim de semana na Casa da Takula, quando ao folhear o Jornal Expresso, lemos um anuncio - O Banco de Portugal abria, no seu Departamento Jurídico, concurso documental para preenchimento de uma vaga, para um Licenciado em Direito, com larga experiência em Direito do Trabalho.Concorreu. Ficou colocado. E foi assim, que aos 55 anos, com um percurso profissional invejável, não teve qualquer problema em mudar de estatuto, voltar anos atrás na sua vida, e recomeçar como se de um jovem se tratasse. Achamos que ele deu uma lição de democracia nesta maneira livre e independente de mudar de rumo. Mantêm-se como técnico do Banco de Portugal, a trabalhar no mesmo departamento da filha, (recém licenciada), até ser eleito Provedor de Justiça no ano 2000.
Os documentos aí estão para o comprovar.