quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Genebra 1969/1970

O nosso pai integrou, por diversas vezes, a delegação governamental portuguesa às Conferencias Internacionais do Trabalho, como técnico destacado para as comissões em que se preparavam projectos de convenções internacionais do trabalho. Viajava sempre de carro na companhia de um grande amigo. A descrição dessas viagens nas suas próprias palavras:

4 de Junho /69

A viagem decorreu sem o mais pequeno incidente, foi agradável e quanto a mim o único defeito é termos de andar de manhã à noite, com raras paragens, pois caso contrário não chegaríamos a tempo. Com franqueza, não foi nada de especial, pois vem-se de “roda batida” e o que se vê é a correr. A única paragem compensadora foi em Andorra, onde estivemos aí umas cinco horas e francamente gostei. Aquilo é um paraíso comercial. Comprei uma garrafa de uísque, que em Lisboa custa cerca de 400 escudos por 110. O pior foi na fronteira suíça, pois os guardas embirraram connosco e fizeram-nos pagar direitos sobre o álcool. Tive que pagar 50 escudos de multa.
No resto, foi praticamente sempre a andar, embora de vagar, pois nunca se guiou a mais de 80Km/hora o que é uma velocidade muito baixa para estas auto-estradas. Fomos frequentemente ultrapassados por grandes camionetas, vê tu!

4 de Junho/ 70

Chegamos na terça - feira, cerca do meio-dia, depois de uma viagem que decorreu sem qualquer imprevisto e que, desta vez, foi bastante repousante. Fizemos quase toda a Espanha na 6ª feira e não nos cansámos nada, pelo contrário, a viagem serviu para um relaxe psicológico. No sábado almoçamos ainda em Espanha, em S. Sebastien, onde estivemos quase toda a manhã; arrancamos depois do almoço para França, pela mesma estrada do ano passado, mas fizemos um pequeno desvio para irmos dormir a Lourdes. Esta região é linda, mas de Lourdes, em si, não gostei. Saímos de Lourdes no domingo de manhã e demos outro estirão até perto de Chamonix. Na 2ª feira de manhã saímos para Chamonix, onde passamos o dia todo a descansar e aí dormimos. Aproveitámos para fazer a subida ao Mont-Blanc a uma altitude de 4.000 metros e como estava um dia maravilhoso via-se tudo muito bem.
E pronto, esta é, a traços largos a descrição da nossa viagem.