sexta-feira, 17 de maio de 2013

MEMÓRIA COLECTIVA

" Quem viu a imagem de Nascimento Rodrigues na televisão no dia em que formalizou a sua renuncia  e quem o ouviu nesse momento comunicando ao país a sua decisão, pode ter pensado ver ali somente um homem emocionado. Mas não. Na fragilidade da sua voz e do seu corpo estava o resultado do enorme esforço físico em que já se encontrava. E revendo hoje essas imagens, ocorrem-me as palavras que, mais tarde, ele próprio usará para descrever o seu "Ouvidor do Kimbo"  "(...) um ar sereno e ao mesmo tempo como que magoado por uma dignidade indisfarçável".
"A renúncia de Nascimento Rodrigues ao cargo de Provedor de Justiça foi um tributo ao País e aos seus cidadãos: na decisão de renúncia encontrou a expressão possível para aquele que era ainda o seu dever de Provedor: defender os interesses dos portugueses contra os abusos dos poderes públicos e salvaguardar a dignidade do cargo de que, naquele momento, se despedia".
"Não se tratou de recusar a responsabilidade por um cargo que ainda ocupava mas sim de chamar outros a uma responsabilidade que lhes competia."
Sofia Nascimento Rodrigues

Vamos relembrar?
- http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=224245&tm=8&layout=122&visual=61&source=mail