sexta-feira, 12 de março de 2010

NOTAS POLÍTICAS (11)

Podemos ler em jornais brasileiros, e também na imprensa nacional, algumas declarações do Presidente Lula da Silva proferidas aquando da sua recente deslocação a Cuba, a propósito do falecimento, em cadeia cubana, do dissidente político Orlando Zapata Tamayo, que não posso deixar de considerar como chocantes.

De entre essas declarações, destaco esta:”Temos que respeitar a determinação da Justiça e do Governo cubano de deter pessoas em conformidade com a legislação de Cuba”.

Para quem, se a memória não me falha, foi preso político no Brasil no tempo da ditadura militar, e para quem se considera um político de esquerda – por definição, um lutador da liberdade - não pode deixar de considerar-se escandaloso o que Lula da Silva disse. Pela mesma ordem de razões a prisão de Lula por motivos políticos foi justificada, porque obedeceu à legislação brasileira da altura; e, do mesmo modo, não se poderia condenar o regime anterior ao 25 de Abril pelas prisões políticas que determinou, ou melhor, que os tribunais plenários da altura determinaram, uma vez que obedeceram às leis então vigentes.

O que nos interessa o que Lula da Silva diz? A mim interessa-me, porque ele faz parte de nós, quer dizer, do mundo lusófono; e também porque respeito os homens de esquerda que se distinguem pelo seu humanismo, o que é o caso de Lula.

Bem sei que uma andorinha não faz a primavera, mas Lula perdeu uma excelente ocasião para a fazer no sítio certo e no momento exacto.