quarta-feira, 24 de março de 2010

NOTAS POLÍTICAS (20)

Noticiava o “Expresso” do último sábado, a propósito das próximas eleições no PSD, que se tinha registado um aumento extraordinário no pagamento de quotas nos últimos dias anteriores ao termo do prazo: 20 mil quotas só numa semana! O universo eleitoral apto a votar excederia, assim, em 2 mil o das últimas eleições directas.

Gostaria de me regozijar com esta notícia: pois não é importante para a vida democrática de um dos maiores partidos do País esta afluência extraordinária de filiados seus ao cumprimento do pagamento de quotas em atraso, de forma a exercerem livremente o seu direito de voto? Pois não é importante para a própria vida democrática do País que as eleições para a liderança de um dos seus grandes partidos alcancem uma expressiva votação? Claro que sim.

Claro que sim, mas…Mas é que me vem sempre à ideia a ocorrência daqueles conhecidos sindicatos de voto que, por vezes, mancharam a transparência dos processos eleitorais no PSD. Disso não gosto, porque esse tipo de gente é simplesmente não recomendável e os procedimentos que adoptaram manifestamente reprováveis.

E por isso eu teria preferido que estes meus 20 mil companheiros retardatários no pagamento de quotas (que são de montante irrisório, aliàs) tivessem mostrado mais cedo os seus arroubos eleitorais pelo PSD…Seria tudo mais transparente e todos ficaríamos mais sossegados. Mas isto sou eu a dizer, claro.