sexta-feira, 14 de outubro de 2011

BISSAU 1983

"A ligação com Angola e com outros dos PALOP veio a surgir novamente no meu caminho de forma muito natural. Em 1981, quando desempenhei funções como ministro do Trabalho, procurei que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) desse apoio aos PALOP nas questões laborais.

Passados dois anos, quando já não estava no Ministério, o director – geral da organização convidou-me a ir para a Guiné – Bissau a fim de servir de auxílio na estruturação da ordem jurídica laboral.

Gostei muito dessa experiência e penso que os resultados foram de tal forma proveitosos que o ministro do Trabalho passou a palavra aos ministros de outras ex-colónias."

Excerto de uma entrevista concedida ao DIREITO EM REVISTA 2001.

BISSAU 1983

A viagem foi óptima, embora um pouco cansativa por causa da “directa” Genève- Bissau e por não conseguir dormir bem no avião. A Guiné, sobrevoada do avião, é espantosamente verdejante e o rio largo e o mar ao fundo e a vastidão foram, um pouco, o reencontro esperado com a África que, porém já não é a minha. A recepção foi simplesmente espantosa, desde o Ministro do Trabalho, ao embaixador de Portugal e outras personalidades. Declarações para a rádio e jornais – sabem quem sou e “pesa” muito a vice – presidência e o Conselho de Administração do BIT. “Pesa”mais do que ser perito internacional. Fiquei instalado numa suite do Hotel 24 de Setembro, um quarto, casa de banho e sala de estar, tudo com ar condicionado. Não é luxuoso, mas é bom, tem frigorífico (com a gentileza de estar cheio!).

Aliás, estou a ficar incomodado com a maneira como me tratam. Tem sido só isto: um Mercedes Benz (melhor que o do nosso Ministro do Trabalho) à minha disposição durante toda a estadia, com motorista só para mim e um funcionário do protocolo permanentemente à minha disposição!!! O Ministro do Trabalho veio almoçar comigo ao Hotel e à tarde recebeu-me no seu gabinete e levou-me a ver o Ministério. Agora voltei ao hotel, dispensei o motorista até amanhã de manhã, mas ficou o funcionário do protocolo, que me disse estar encarregado de me fazer companhia às refeições e de rubricar todas as facturas…

O tempo está abafado e apetece estar na suite, por causa do ar condicionado. De facto estão a receber-me com honras de Ministro e não de perito internacional. Claro que é agradável, sobretudo num meio onde quase tudo falta, mas, com o meu feitio sinto-me incomodado com tanta honraria.

Bissau 21 de Setembro de 1983