quinta-feira, 6 de outubro de 2011

À PROCURA DE TRABALHO-3


A Viagem a Cabo Verde não tinha corrido bem e o Henrique começa a emagrecer e a queixar-se de sérios problemas de saúde. Adia os exames para uma época especial, anda, triste desiludido desanimado.

Ontem passei o dia tremendamente mal disposto, mas hoje, porém já me sinto melhor. Estudei hoje um pouco da parte da manhã e depois do almoço fiz um repouso de quase duas horas.

Hei-de fazer todos os possíveis por engordar e ficar melhor, pois não ando a sentir-me muito forte

Afinal ainda não foi hoje que consegui falar com o tal juiz reformado, porque Sua Excª, ao que parece, quase nunca para em casa. Hoje fui à Direcção Geral dos Serviços de Conservatória saber de vagas para conservadores. Há poucas, por ora, - só 4 - , mas eu não estou nada interessado na profissão de conservador.

Agora vou estudar um bocado, porque isto não pode continuar assim. O pior é que não me dá grande vontade de estudar quando começo a pensar que ainda não sei nada acerca do meu futuro.

Hoje levantei-me cedo e já comecei a estudar. Vamos ver se consigo estudar todos os dias, nem que seja um bocadinho.

Ninguém sabe ainda ao certo quando são os exames. Em princípio serão em Dezembro mas já me disse o meu contínuo que, no ano passado, os militares conseguiram adiamento para Janeiro.

Queira Deus que tal não aconteça este ano, porque quanto mais depressa melhor. Sinceramente, eu acredito nas minhas possibilidades de trabalho e inteligência, não digo que seja para ir muito alto, mas estou convicto de que irei um pouco acima da banalidade.

É certo que eu tenho sempre praticamente assegurado um lugar como delegado, ou aqui na província ou no Ultramar. Portanto em última análise não fico desempregado, e não constituirei por isso qualquer encargo para o meu pai. Mas essa solução não é a que corresponde aos nossos projectos. É claro que a vida não para por isso e de qualquer modo tenho o meu lugar assegurado, mas é sempre custoso nós termos que abandonar os sonhos que nos são mais caros.

31 de Outubro 1963

Fotografia do por do sol na Casa da Takula (Homenagem ao Pai, da Sofia)