quarta-feira, 26 de outubro de 2011

HÁ 30 ANOS - ERA ASSIM EM PORTUGAL

"À nossa Juventude depara-se hoje, à semelhança do que ocorre em outros países mais desenvolvidos, um conjunto de problemas de difícil solução.

É o desemprego juvenil à cabeça, é o drama da falta de habitação de renda acessível para os jovens casais, são as questões específicas do sistema de ensino.

Não estou seguro de que exista uma política totalmente coordenada e eficaz para estas áreas, sabido como é que a nossa Administração Pública de há muito se enquistou na hegemonia isolacionista dos seus departamentos.

Assim por exemplo, impor-se-ia coordenar muito mais estreitamente as acções do Ministério da Educação com as do Ministério do Trabalho no domínio da formação, as daquele com os ministérios económicos e os parceiros sociais, com vista à melhor adequação do conteúdo do ensino às realidades e perspectivas sócio económicas do País, as do Ministério do Trabalho com os ministérios económicos, o Ministério da Educação e os parceiros sociais, face à necessidade de um plano coerente de ataque ao desemprego e de uma formação profissional integrada etc.

A confiança da juventude ganha-se com a sua própria participação, em especial através das associações que representam os jovens, e respondendo-lhes com acções concretas que traduzam o intuito político de se lhe proporcionar não milagres que só os demagogos oferecem, mas progressivas condições de melhor preparação para a vida, de efectivo exercício profissional e de realização cívica integral."

5 de Dezembro1981- Entrevista a “O Dia”