terça-feira, 15 de novembro de 2011

DEMOCRACIA E PARTIDOS POLÍTICOS

"Para mim, a estabilidade e reforço da democracia, nos seus aspectos político, económico, social e cultural, passa fundamentalmente pela acção concreta dos partidos democráticos.

As pessoas só militam, só se empenham ou só confiam nos partidos se estes lhes trouxerem uma visão coerente perseguida de consonância com o seu modo de pensar e de estar na vida, se lhes prestarem o contributo de um alargar e renovar de perspectivas dentro dessa visão, se se mostrar que a acção politico partidária é tarefa de fazer um pouco do amanhã na prática de cada dia de hoje.

Penso que isto deveria ser assim, não como imagem circunstancial ou palavra de retórica. É nessa medida que sinto e defendo o dever de, tudo fazermos para que não se repitam situações com reflexos potenciais ou efectivos, na estabilidade democrática e no desenvolvimento do País. Impõem-se fazer exactamente o contrário.

Não quero dizer com isto que eu tenha da vivência real dos partidos a visão idílica de casas de santidade! Mas não se pode aceitar também, em particular num País como o nosso e sobretudo numa situação como a que temos, que eles sejam coutadas de sectarismos pessoais ou de grupos, ou arenas de linguarejar de comadres invejosas…"

In “ O Tempo” 1/10/81