quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SOCIAIS-DEMOCRATAS

"Os princípios e prática da social-democracia diferenciam-se nitidamente quer do conservadorismo, ainda que disfarçado agora de nacionalismo liberal, quer do socialismo colectivista estatista amarrado a complexos marxizantes, mesmo quando este promete à ultima hora “social-democratizar-se.”

Para nós sociais-democratas, a consecução destes objectivos LIBERDADE, JUSTIÇA, SOLIDARIEDADE exige medidas correctivas por parte do Estado. Estas medidas devem visar a criação (ou reposição) de condições da igualdade, o fomento ou, mesmo, se e quando necessário, a realização de reformas estruturais, a garantia dos direitos de cada um e de todos.

Mas isto deve ser feito sempre à luz do princípio de que a intervenção do Estado se destina a assegurar uma sociedade livre. E por isso mesmo rejeitamos firmemente a estatização da sociedade, com a consequente captura por elites privilegiadas, de perfil burocrata ou de vestimenta militar.

Uma política social – democrata tem como destino concreto os homens, as mulheres e os jovens do nosso País. É com eles e para eles que devemos trabalhar. Podemos errar ou podemos não alcançar tudo quanto desejaríamos programaticamente – o que não podemos, nunca, é deixar de defender os valores e princípios da Social Democracia e actuar em estrita conformidade com eles.

Honestidade democrática nos processos de actuação e transparência cristalina nos objectivos que perseguimos.

Não devemos nunca abdicar, renunciar ou esmorecer nas exigências ético - políticas que inspiram os nossos ideais; mas talvez seja necessário reflectir sobre os meios ao nosso dispor, selecciona-los com vista á consecução de medidas mais urgentes de progresso económico e social, e estabelecer com transparência e rigor as metas sociais que progressivamente devem ser alcançadas no contexto das possibilidades financeiras e económicas em cada momento disponíveis.

Em suma, talvez seja necessário pôr frontalmente a questão de saber como é que a social-democracia, na irrenunciabilidade dos seus princípios, pode dar solução aos velhos e aos novos problemas de desenvolvimento económico e social que tão agudamente nos afligem."

Coimbra, 8 Novembro 1981