quarta-feira, 9 de novembro de 2011

POLÍTICA HUMANISTA

Injustiças e desigualdades gritantes existem no seio de cada comunidade nacional.

Devemos combater as injustiças e as desigualdades pela via de reformas realistas e sucessivas.

Porque as reformas políticas, económicas e sociais só têm sentido, na nossa perspectiva, em função do Homem e da sua total personalidade.

Não se trata, pois, e apenas, de maior bem estar material. Trata-se, sobretudo, da qualidade da nossa vida interior e da qualidade do nosso relacionamento com os outros e com a sociedade.

E não julgo que alguma vez as possamos atingir sem a consciência plena e a assumpção livre e sentida de que a sociedade e a Cooperação, a Liberdade e a Justiça impõem que cada um de nós alargue o espaço da sua própria determinação individual através do aumento do espaço da liberdade dos outros, no tecido conjunto e nas constrições recíprocas que a uns e a outros – a nós todos afinal - alberga e enquadra.

E é aí - que afinal, ganham sentido, valor e destino essas palavras, sentimentos ou atitudes que, como o Amor, a Fraternidade e Lealdade, fazem parte da tradição humanista da social - democracia e devem estar permanentemente presentes e vivas nos corações do coração social – democrata – a sua juventude.

Eu diria, que temos que lutar contra o agravamento de injustiças sociais. Estou a pensar, por exemplo, em milhares de agricultores independentes que não têm 30 dias de férias ou 13º mês. Há viúvas com pensão inferior ao salário mínimo nacional. Há intermediários que escapam escandalosamente aos impostos e fazem fortuna num ápice.

Há o duplo emprego como única forma de sobrevivência no dia a dia e o duplo emprego como fonte de aquisição de uma casa de campo. Há o alastrar do mercado negro e de uma estrutura económica paralela fugindo ao fisco. E por aí fora. Pôr cobro a estas injustiças, corrigir gradualmente estas situações, apontando para uma ordem económica e social mais justa só é possível, do meu ponto de vista com uma política social – democrata.

Lisboa - 1981