segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

EM DEFESA DA LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA


Ainda a propósito das causas que levaram à queda  do VII Governo Constitucional.  Como sempre, directo, claro, sem meias tintas, chamando as coisas pelos nomes. O Henrique era assim! Por isso criou inimigos e detractores. Por isso criou amigos que o não esquecem. Assim o recordamos nas páginas do “Ouvidor”.
 "Em democracia as alternativas são legítimas e desejáveis e isso aplica-se quer às relações entre partidos quer às relações no interior de cada partido. O PSD não é, e não pode ser nunca um partido “unicitário”. Logo, é natural que, nos momentos próprios e nos órgãos apropriados, surjam alternativas à liderança do partido.
Simplesmente, o que se verifica na actual contestação à liderança do PSD e à figura do 1º Ministro está fora das regras do jogo democrático. E explico porquê.
O dr. Pinto Balsemão foi indigitado pelo Conselho Nacional do PSD para Primeiro Ministro, com a natural aceitação dos outros partidos da AD e ganhou no Congresso o seu lugar de presidente do PSD. Num e noutro caso, tudo se processou em completa sintonia com os princípios que determinam que quem ganha democraticamente tem direito a exercer o poder. Tem o direito de o exercer até ao momento em que os representantes de milhares do PSD., eleitos na altura própria, ou seja, para o próximo congresso, entendam que devem votar noutro presidente do PSD. Ou até ao momento em que o Conselho Nacional do partido, por votação secreta, entender por maioria que se justifica que o maior partido da AD indigite um outro Primeiro Ministro.
O que se verifica, o que toda a gente constata, é que não é nada disto o que está a passar-se. De há alguns meses a esta parte assiste-se a uma contestação, primeiro viscosa, agora mais clara, feita fora dos órgãos próprios e das estruturas legítimas do PSD. Usa-se o boato, a mesa do café e a praça pública com instrumento de oposição. Mas no último e ainda mais recente conselho nacional do PSD só uma voz teve a honestidade de votar contra Pinto Balsemão. E se no conselho nacional do próximo sábado aqueles que publicamente se lhe têm oposto não souberem ter a dignidade de se assumir com inteireza, então eu diria que uma certa classe política é constituída não  por homens, mas por moluscos.
IN " A Capital" . Sexta-feira, dia 7 de Agosto, 1981