quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

TESIRESD HOMENAGEOU NASCIMENTO RODRIGUES


A 10 de Setembro de 1981, sindicalistas sociais-democratas promovem um jantar de homenagem ao Henrique, (devido à sua acção como social - democrata e Ministro do Trabalho do VII Governo).

Mário Pinto, antigo militante do PSD  afirmaria que Nascimento Rodrigues “passou pela prova de fogo”, pois nenhum sindicato contestou a sua acção, nem sequer a CGTP/IN.
Francisco Sousa Tavares, deputado do PSD e director do Jornal “A Capital” afirmou “ estar ali não por razões imediatas de política nem de amizade pessoal, pois poucos contactos tinha tido com Nascimento Rodrigues, mas sim porque considerava este uma das raras pessoas que dentro do PSD poderia defender a sua genuidade e evitar a sua degenerescência no sentido conservador. (….)
Da mensagem de Pinto Balsemão destacamos não queria deixar de manifestar a minha solidariedade pessoal e política a um social-democrata que, quer no plano partidário, quer nas altas funções governativas desempenhadas, sempre tem demonstrado um elevado sentido de responsabilidade aliado a uma indiscutível competência. É de homens como este que Portugal necessita e que nos habituamos a admirar e a respeitar”(…)
Nas suas palavras de agradecimento Nascimento Rodrigues, após salientar sentir-se muito sensibilizado com a presença de todos, afirmou que não considerava o jantar como de homenagem mas sim convívio de amigos que compartilhavam dos mesmos ideais, dizendo não se sentir “encaixilhado na moldura de um homem que termina uma carreira”. Referiu também que irá continuar mais empenhado politicamente entre outros motivos porque” O PSD precisa de ocupar mais e melhor o espaço social-democrata neste País” tarefa a que concerteza se irá dedicar como futuro vice-presidente do PSD. Acrescentou ainda que “a tarefa de relançamento do PSD tem que ser tarefa de todos os militantes” pedindo, por isso, o empenhamento dos sociais-democratas nesse sentido.
A homenagem terminou (….) tendo sido a primeira vez que um Ministro do Trabalho sai mais prestigiado do Governo do que quando entrou, apesar dos ataques velados, de certos órgãos de informação afectos ao grande capital e à direita e, daí, esta homenagem ter sido da iniciativa de trabalhadores social-democratas.
IN, Povo Livre 14 de Setembro de 1981