sexta-feira, 23 de março de 2012

A CAMINHO DO BLOCO CENTRAL


Legislativas de 25 de Abril de 1983. Já não concorre a AD. Este facto permite que o PS ganhe as eleições (36,1% dos votos-101 deputados). O PSD fica-se pelos 27,2% (75 deputados). O CDS elege 30 deputados enquanto a APU fica em 3º lugar com 44 deputados. Significa que em termos de aritmética pura  PS/PCP têm maioria parlamentar.
É necessário negociar com o FMI, uma política de austeridade. Vive-se em situação de bancarrota eminente. Quem aceitar formar Governo vai passar um mau bocado.

 “Nascimento Rodrigues disse, durante o debate televisivo, queos resultados do PSD dão uma satisfação relativa”.
O dirigente social democrata recusou-se a responder às insistentes perguntas de Margarida Marante sobre se o PSD aceitaria formar Governo com o PS, respondendo sempre que compete ao partido mais votado tomar as iniciativas políticas” e sublinhando  “é ao PS que compete definir as suas políticas de alianças”.
“ Esperamos que os partidos democráticos se entendam para que possa ser encontrada uma solução rápida e positiva de Governo para Portugal”.
O dirigente social – democrata atribuiu os resultados eleitorais do seu partido “ao desgaste provocado pela presença no Governo e à conjuntura de crise económica nacional e internacional”
“Na mesma mesa redonda, a intervenção final do vice-presidente do PSD valeu todo o debate. Foi frontal, serena e dura, nomeadamente nas críticas que dirigiu a Jaime Gama. Às quais o representante do PS não respondeu, decidido que está na preparação do bloco central, seja a nível de um acordo de Governo ou apenas de incidência parlamentar.”
( IN “A Tarde" 26 de Abril 1983).

A 7 de Maio o líder socialista envia uma carta ao vice – presidente social-democrata, Mota Pinto, convidando-o para negociações com o objectivo de “ viabilizar um acordo político, parlamentar e governamental” de legislatura”. Meta desejada: um Governo maioritário de centro - esquerda. No dia 9 de Maio o PSD contacta por escrito o PS confirmando a sua disponibilidade para iniciar conversações.
No dia 27 de Maio o Presidente da República indigita Mário Soares como Primeiro Ministro.
Para trás ficam 20 dias de árduas negociações.