segunda-feira, 12 de setembro de 2011

17 MESES HOJE

Passaram 17 meses. Nenhuma palavra é suficiente para falar da nossa saudade, das nossas memórias, sentimentos, emoções. O Henrique, O Pai e Avô está presente em todos os momentos das nossas vidas.
Para que nada seja esquecido; para que tudo seja lembrado, por todos, e, por cada um, aqui fica parte do texto publicado pelo "Expresso On Line," nesse dia 12 de Abril.

A vida de Henrique Nascimento Rodrigues tem uma marca política vincada. Provedor de Justiça entre 2000 e 2009, foi o "advogado do povo" que maior volume de trabalho apresentou, com mais de 8.000 queixas apresentadas por ano.
Fazendo sempre questão de manter um perfil discreto e distante dos focos mediáticos, no ano passado, porém, quebrou esse voto. Cansado de esperar pelo acordo entre PS e PSD para encontrar um substituto - que o fez permanecer no cargo ao longo de mais de um ano de prolongamento - Nascimento Rodrigues assumiu publicamente a intenção de resignar.
"A partir daqui, não seria já curial forçar mais a minha consciência e degradar ainda mais as minhas debilitadas condições de saúde - que há longos meses se foram deteriorando - com um prolongamento do mandato cujo fim alguns senhores deputados anunciam só poder ter lugar na próxima legislatura, ou, para ser mais rigoroso, talvez no início do próximo ano", disse em carta enviada a Jaime Gama em Junho do ano passado.
Para "defesa e prestígio da instituição", Nascimento Rodrigues bateu com a porta da Provedoria de Justiça a 3 de Junho de 2009. A sua debilidade física era notória (sofria de enfisema pulmonar, que se agravou nos últimos meses como Provedor), mas fez questão de apresentar pessoalmente os seus cumprimentos de despedida, primeiro ao Presidente da República e, no dia seguinte, ao presidente do Parlamento.

A sua maior vitória política na Provedoria foi alcançada quando usou a sua prerrogativa de recurso directo ao Tribunal Constitucional para requerer a nulidade de algumas normas constantes do Estatuto Político dos Açores, revogado por iniciativa do Partido Socialista. O Tribunal Constitucional viria a dar-lhe razão e o diploma regressou ao Parlamento para correcção das irregularidades.

Henrique Nascimento Rodrigues faria 70 anos no próximo dia 3 de Agosto. Aproveitou a recuperação para ter aulas de informática, começando, nessa altura a escrever pela primeira vez em computador e criando um blogue para publicar as suas análises políticas, extractos das suas memórias pessoais e para dar a conhecer facetas da arte e da cultura africana.
Angola, onde nasceu, foi sempre uma referência fundamental na sua vida.