sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PASSANDO PELO TARRAFAL

Estamos razoavelmente bem instalados aqui em Santa Catarina. A casa é boa e cómoda dentro daquilo que as condições do meio permitem. Só que não há banheira e temos de tomar banho numa tina… Mas, em comparação com o que se encontra nas outras ilhas, isto é um paraíso.

A maior parte das ilhas não tem luz eléctrica (aqui temo-la das 6 da tarde às11 da noite), nem as casas quartos de banho, etc. ) É tudo caríssimo, muito mais caro do que em Angola, à excepção dos carros e aparelhagens eléctricas.

Ontem demos um passeio de 120 km ( de manhã à noite ) passando pelo Tarrafal, ( onde o meu Pai vai fazer inspecção depois de Santa Catarina), algumas outras povoações menores, quase tudo à beira mar. Fiquei a conhecer, assim, mais de metade da ilha.

No Tarrafal fui tomar um banho de mar, pois ali há uma das melhores praias do arquipélago. Banho como há muito não tomava. A água é límpida, calma e temperada. O administrador de lá, que é um rapaz bastante novo, foi comigo e emprestou-me o seu equipamento submarino.

De modo que lá andei, de barbatanas, óculos e respiradouro, a “investigar” aquelas paragens. É muito bonito podermos ver o fundo do mar.

Foi um dia bem passado e cheguei a casa estoirado, pois já não estou habituado a andar de jipe e, ainda por cima, em semelhantes “estradas”

26 de Agosto 1963