quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CIDADE DA PRAIA- CABO VERDE

1963. O Henrique está a terminar o 5º ano da Faculdade de Direito. Tem duas cadeiras para a época de Outubro e uma incógnita à sua frente: e depois, vou fazer o quê e aonde? O sonho de voltar para Angola tinha sido posto de parte, restava-lhe encontrar, em Lisboa um emprego…

Entre 15 de Agosto e 9 de Setembro, passa, com os Pais, uns dias em Cabo Verde. São as impressões dessa viagem que deixamos hoje no seu blogue de memórias.

A minha viagem decorreu monotonamente e, como era de calcular, o navio não possuía quase nenhumas condições de habitabilidade. A primeira impressão que tive de Cabo Verde foi-me dada por São Vicente terra completamente árida e escalvada, cheia de calor e miséria. Não gostei.

Já a ilha de Santiago, de que a Praia é capital, é muito mais airosa e verdejante. A Praia é uma pequena cidade, género vila de Angola, mas mais arranjada que o Mindelo. Algumas paisagens da ilha são muito bonitas. Ontem fui visitar o sítio chamado “Os Curralinhos” que é um género de Chela, talvez mais bonito.

Segunda feira de manhã vamos para Santa Catarina. Dizem-me que há paisagens muito bonitas, se bem que a terra seja praticamente morta. Não há sequer uma rua asfaltada e as estradas são um bocadinho melhores do que carreiros de cabras. O que mais me aborrece é não saber o que vou fazer depois do curso. Os meus pais pensam que eu, pelo simples facto de ter o curso de Direito, já tenho possibilidade de atirar-me a altos postos. Ora eu vejo as coisas pelo contrário e eles dizem que eu estou muito diferente e que sou um pessimista e um derrotado.

Praia 18 de Agosto1963