terça-feira, 5 de março de 2013

O REGRESSO


Hoje regressamos à entrevista à Antena 1, conduzida por Ana Sousa Dias, para falar de Angola

Ana Sousa Dias – Estamos na Atena 1 a ser ouvidos na RDP África. Esta é uma casa cheia de pessoas de Angola que querem falar de Angola e do passado. Voltou a Angola mas só voltou a Luanda, mas não era a Luanda que queria voltar. Porquê?

Nascimento Rodrigues "Não, de facto. Nasci no Luso, Luena, no Moxico. Estudei na antiga Sá da Bandeira Lubango. Usávamos capa e batina,  fazíamos serenatas às meninas, espero ter feito alguma serenata à minha mulher, não tenho a certeza, e gostava de voltar a Angola para rever o Luena e o Lubango.
Eu saí de Angola com 17 anos. Tenho saudades da Terra. Costumo dizer isto às pessoas - Portugal é a minha Pátria mas Angola é a minha terra. Isto não é uma questão de lei é uma questão de coração. Gostava de ver a terra, sentir os cheiros, entrar numa senzala, sentar-me no chão e comer à mão o pirão da mãe negra".

Nota: O Henrique voltou ao Lubango em 2006. Não voltou ao Moxico. Não voltou a entrar numa senzala, para juntamente com os seus amigos, comer o pirão da mão da Mãe negra.
Mas os cheiros, as cores, estavam lá. Renovou a memória. Lembro-me de me ter dito nessa ocasião: pronto, não preciso de voltar.