quarta-feira, 17 de abril de 2013

DE COSTAS VOLTADAS


Março de 2009. PS e PSD continuam de costas voltadas sem que vislumbre, ao menos, qualquer tentativa para encontrar um nome que reúna o consenso de ambas as bancadas. O Regimento da Assembleia da República impõe que o candidato a Provedor de Justiça seja apresentado “perante o presidente da Assembleia até 30 dias antes da data da sua eleição”, e que seja ouvido previamente pelo Parlamento entre a data da apresentação e a data da eleição.
Antevendo que a solução possa ser protelada para a nova legislatura, o Henrique decide, em defesa da instituição Provedoria de Justiça, expor, por carta, as suas preocupações ao Presidente da Assembleia da República.

“O provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, escreveu à Assembleia da República manifestando desagrado pelo atraso na eleição do seu sucessor e considerando a situação “demasiado prolongada, insustentável e desprestigiante”.
A carta foi lida pelo Presidente da Assembleia da República Jaime Gama na conferência de líderes parlamentares. De acordo com a porta-voz da conferência de líderes, na missiva Nascimento Rodrigues refere que “não há condições institucionais para prolongar” esta situação que se arrasta desde Junho, altura em que o Provedor de Justiça completou os quatro anos de mandato. A primeira eleição do sucessor de Nascimento Rodrigues esteve marcada para Julho, mas foi sucessivamente adiada porque PS e PSD não se entendem quanto a quem cabe propor novo titular do cargo. Hoje, na reunião de líderes, os representantes do PS e do PSD, declararam que ‘registaram o teor da carta’, que foi apenas lida e não distribuída aos grupos parlamentares.
À saída da reunião, o Presidente da Assembleia da República voltou a apelar aos dois maiores partidos para que encontrem ‘em breve’ uma solução para este impasse, mas sem impor um prazo.
Mesmo que o fizesse isso não teria o efeito de se substituir à verdadeira iniciativa neste processo, que é a apresentação de um candidato’, declarou Jaime Gama. O Presidente da Assembleia da República disse ainda ‘aguardar que em função da carta’ de Nascimento Rodrigues os dois maiores partidos ‘ tomem as medidas necessárias’ para que o processo ‘não se prolongue por muito mais tempo’.
Questionado se já abordou o assunto com o secretário geral do PS, Jaime Gama frisou que esta eleição é competência do Parlamento. ‘ Quem elege o Provedor de Justiça é a Assembleia da República’.”

In Jornal de Notícias 4 de Março de 2009