terça-feira, 30 de abril de 2013

IDOS DE MARÇO


Em jeito de cronologia o “Expresso” revê, em 28 de Março de 2009, os passos ou não passos, que fizeram com que   o Henrique, se tornasse, ironicamente, "refém" da democracia.
Maio do ano 2008
“Ferreira Leite é eleita líder do PSD. Jaime Gama marca a eleição do novo provedor para Junho. Os líderes parlamentares do PS e do PSD têm uma primeira conversa, sem nomes e combinam que Sócrates e Manuela terão que dialogar”.
Junho
“ Sócrates e Manuela reivindicam indicar o provedor. Gama adia a eleição para Setembro”
Setembro
“PS e PSD não evoluíram. Gama volta a adiar a eleição”
Novembro
“ Alberto Martins e Paulo Rangel combinam apresentar nomes (…).”
Dezembro
“ Martins e Rangel definem perfis. O PS quer um senador. O PSD prefere uma novidade. (…)
Janeiro de 2009
“Sócrates e Manuela encontram-se e não avançam um milímetro. O primeiro diz que o PSD tem provedor há 19 anos e quer indicar o nome, a líder do PSD contrapõe: o PS detém o Conselho Económico e Social, cabe ao seu partido indicar o provedor”.
Março de 2009
“ Nova conversa de Sócrates com Manuela. O impasse permanece. Dia 12, Martins propõe Jorge Miranda a Rangel e este reconhece evolução do PS. Mas Manuela não cede na questão de fundo. Dia 18, Sócrates ameaça avançar sozinho se PSD não for rápido. Nessa noite, Sócrates chama Martins a São Bento, e no dia seguinte este diz que o nome do PS é irrecusável. Dia 20 MFL acusa o PS de procedimento inaceitável. Martins divulga o nome de Jorge Miranda (…)”