terça-feira, 2 de abril de 2013

SEGUNDA VEZ


Quarta Feira 1 de Outubro de 2008 – easilex.com (website)

"(…) A eleição do novo Provedor de Justiça, à semelhança do sucedido no passado mês de Julho, foi hoje adiada por falta de consenso entre os dois maiores partidos com assento parlamentar. (…)
Pergunta o leitor: que quezílias estarão patentes na escolha da personalidade que irá ocupar tão distinto lugar? Que dificuldades caracterizarão tal cruzada em busca do “santo” Provedor? A resposta passa, necessariamente, pelas guerrinhas medíocres que sempre marcaram este tipo de questões entre os dois maiores partidos em Portugal (…)"

IN Público- Última  Hora 1 de Outubro de 2008

"Segundo o Estatuto do Provedor de Justiça, o titular do cargo “é eleito por quatro anos, podendo ser reeleito apenas uma vez, por igual período” e “após o termo do período por que foi designado, o Provedor mantém-se em exercício de funções até à posse do seu sucessor”. “A designação do Provedor deve efectuar-se nos 30 dias anteriores ao termo do quadriénio”, refere o mesmo Estatuto (…) Na reunião de hoje da conferencia de lideres parlamentares foi comunicado que “ainda não há candidato”. (…) Antes do Verão PS e PSD adiaram a eleição do sucessor de Nascimento Rodrigues sem chegarem a discutir nomes, por não terem acordado a qual dos dois cabe propor o nome do novo Provedor. (…) Desde Julho não houve nenhuma evolução no processo de escolha do novo Provedor."

Correio da Manhã 2 de Outubro de 2008
Gama avisa

"A eleição do novo Provedor de Justiça foi ontem adiada pela segunda vez em três meses, devido à falta de acordo entre PS e PSD para a escolha do substituto de Nascimento Rodrigues. O Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, avisou que a situação tem de ser resolvida".