quarta-feira, 10 de abril de 2013

ÚLTIMAS INTERVENÇÕES


20 de Janeiro de 2009, IN Semanário “O Diabo”

“Recordamos-lhe algumas das últimas recomendações e alertas de Nascimento Rodrigues:

- As novas regras dos certificados de aforro (CA), em vigor desde Janeiro do ano passado, levaram a uma diminuição do rendimento do mais popular produto de poupança, detido por mais de 700 mil portugueses. O novo regime, que tem provocado a fuga dos investidores nos últimos meses, é questionado em Dezembro último pelo Provedor de Justiça, que culminou na recomendação de alteração da portaria que introduz as novas regras de cálculo. ( “Recomendo que para os certificados de aforro da série B que se encontrassem dentro dos prazos legais de garantia à data da entrada em vigor da Portaria nº73-B/2008 de 23.01, se mantenham as taxas de juro de que beneficiavam até ao termo daquele prazo de garantia” . IN Jornal de Negócios 23 de Janeiro de 2009)
- A taxa de regulação e supervisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que este organismo cobra aos órgãos de comunicação social, foi em Junho último considerado inconstitucional pela Provedoria de Justiça, que recomenda ao Governo que afira da adequação ou desadequação da mesma.
- Um mês depois, o Provedor de Justiça alertava para o facto de a máquina fiscal conseguir ser injusta, mesmo para os pensionistas que recebem reformas baixas. Nascimento Rodrigues denunciou casos de pensionistas isentos de impostos que acabam por ter que pagar ao fisco indevidamente, recomendando que a situação seja corrigida pelo Governo.
- O Provedor de Justiça alertou em Março para a descriminação reiterada de cidadãos deficientes ou com doenças graves por parte dos bancos e seguradoras. (…) Em comunicado Nascimento Rodrigues referiu que é “quase sempre inviabilizado” o crédito à habitação aos portadores de deficiências ou pessoas com riscos agravados de saúde. “O acesso ao regime bonificado é impedido de forma directa, através da recusa da celebração do necessário seguro de vida, ou indirectamente, por via de um incomportável agravamento do prémio de seguro”.
- Em Maio, Nascimento Rodrigues advertia o Governo sobre os atrasos nos processos de invalidez dos ex-combatentes. O provedor manifestou ao ministro da Defesa a sua “preocupação com os atrasos excessivos e injustificados” na tramitação de processos de invalidez dos ex-combatentes e de qualificação como Deficientes das Forças Armadas (DFA).”