domingo, 28 de agosto de 2011

DE ANGOLA- A ÚLTIMA VEZ

Eis a última carta que te escrevo de Angola. Nem calculas a tristeza com que o faço, uma tristeza que eu não sei porque a tenho.

Nos outros anos, sempre parti relativamente bem disposto, como se apenas fosse dar um passeio à metrópole e sempre levei a certeza inabalável de que havia de regressar. Porém desta vez isso não sucede.

Não há dentro de mim certeza alguma de que hei-de regressar. Não levo a certeza de que volte a ver os meus pais, pelo menos brevemente, e ninguém sabe também o que é o futuro de Angola

Não saio de Angola nada satisfeito com o que vi e com o que pressinto. Então, agora, com o que se está a passar no Katanga, as preocupações avolumam-se e internacionalmente não se vislumbra indício de que a borrasca amaine.

O nosso caso vai voltar a ser discutido na ONU e cá estamos todos de prevenção, pois bem sabemos o que isso pode significar. Enfim, a situação está longe de se normalizar e eu já começo a convencer-me que não será pela força das armas que nós voltaremos à paz antiga.

O futuro para nós é algo de muito incerto e tudo pode ficar desfeito em menos tempo do que se supõe.

Queria tanto ter já o meu curso nas mãos! Sempre era um meio de defesa. Enfim, não vale a pena preocuparmo-nos em demasia com estas coisas.

Sá da Bandeira 21 de Setembro de 1961