sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

NATAL 1957

Lisboa 1958, 1º Ano da Faculdade de Direito

Hoje, 6ª feira, dia 9 de Dezembro, lembramos outra 6ª feira, dia 9 de Abril de 2010. Já neste blogue, recordámos esse dia, que continua muito vivo na nossa memória. O Henrique levantou-se bem disposto, depois de um sono reparador. Era um dia frio, como o de hoje, descoberto, com sol. Saiu cedo de casa. Foi ao barbeiro. Passou a tarde no blogue. Tinha vários posts para colocar. Desde há uns dias que estávamos sem rede. Às 20 horas vieram buscá-lo para jantar. Foram horas de conversa quando chegou, com uma alegria que não transmitia há muito tempo.
A fotografia lembra-nos o o início da sua vida académica em Lisboa. Sebentas, sempre debaixo do braço. Estudava num café no Campo Grande.
É época de Natal. Como foi o 1º Natal do Henrique passado longe da sua Angola, do seu Sertão? Vamos ouvi-lo

Natal de 1957

Para mim este natal foi diferente dos outros. Desculpa o desabafo, mas creio que não te poderia esconder o desgosto que senti nessa noite em que, anos e anos antes, sempre fui feliz.Durante 17 anos, eu tive sempre uma casa minha, para passar o Natal, um presépio e uma árvore de Natal. Este ano, por circunstâncias facilmente compreensíveis, nada disto pude ter. E tudo agravado pelo facto de saber que era o último Natal que passava com os meus pais. Este ano, tive que ir à Missa do Galo sozinho, porque a minha mãe não me quis acompanhar. Eu sei que ela não queria que eu a visse chorar e por isso ainda mais me custou. Nos anos anteriores estávamos sempre juntos e sabíamos que “no ano seguinte” tudo seria igual; este ano eu sei que foi diferente, mas que para o ano ainda será pior. Paciência!