sábado, 24 de dezembro de 2011

ORAÇÃO PARA UMA NOITE DE NATAL

"É noite de Natal. Embora cansado e sem disposição alguma, não podia deixar de escrever um pouco, se bem que nem saiba para quê, pois aquela “veia” que me poderia levar a escrever já se me esvaiu como num sopro. É o primeiro Natal que passo sem os meus Pais. Senti-o certamente, mas, na medida do possível, consegui superar a tristeza que me invadia. Senti-a sobretudo entre a hora do lanche e o findar da Missa do Galo. De lá para cá estou mais animado e voltei a ser, ainda há pouco, na mesa, o moço gracejador. Lembro-me, acima de tudo, que tenho de estudar para me formar o mais rapidamente possível. Lembrei-me dos meus Pais e dos momentos felizes que tantas vezes vivemos juntos.

Nesta noite de Natal, meu Deus, agradeço-Vos imenso todo o bem que me tens dado e o teres permitido que eu continue a ser o mesmo rapaz de sempre. Talvez (mas é talvez!) tenha muitos defeitos, mas gostaria de continuar assim.

Permiti, Senhor, que possa ter os meus Pais por muito tempo ainda; permiti que o mundo se esqueça da guerra e todos os homens possam viver em paz. Senhor, auxiliai-me sempre e fazei com que nunca me desvie do bom caminho e jamais esqueça a vossa sagrada Doutrina.

Não tive um Natal como os outros, mas creio que não deixei de ter um Natal Feliz.

Espero também que Tu, Menino Jesus que estás nas palhinhas, ao veres tanta gente ajoelhar-se a teus pés, possas ter sentido que há um enorme mundo que continua a ter fé em Ti e que, por isso, também tenhas tido um Natal feliz."

Lisboa 24 de Dezembro de 1958