quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A FALAR NOS ENTENDEMOS



As melhorias económicas e sociais só são possíveis em liberdade política, com estabilidade governativa .”
 “As liberdades sindicais e os direitos laborais terão que ser respeitados mas é preciso que essas liberdades e direitos se exerçam sempre no quadro de regime democrático e nunca contra ele, pelo que apelo para o reforço da autonomia colectiva dos parceiros sociais”.
  “É necessário que Portugal tenha um bom sistema de relações profissionais, ou seja um sistema em que os poderes políticos, os sindicatos e as organizações empresariais actuem de um modo livre, responsável e concertado.”
 “ A reforma da legislação do trabalho deve ser feita de acordo com as necessidades do progresso social de justiça e de dinamização económica”
 “O combate ao desemprego tem que ser feito por todos os agentes sociais e económicos e não apenas por medidas do Estado”.
 “Para combater o desemprego é preciso aumentar o investimento, racionalizar a gestão, melhorar a formação profissional e respeitar a dignidade dos trabalhadores. “
 “A segurança no emprego exige compatibilização entre regulamentação do trabalho, mobilidade profissional e necessidade de satisfação de rendimentos salariais condignos.

Lisboa Janeiro de 1981( Discussão do programa do VII Governo Constitucional)