segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

FERREL EM AGOSTO


Em 7 de Agosto de 1980 o Jornal “A Tarde” noticiava:

“Estão ultrapassados os problemas que na passada semana se manifestaram na constituição das listas do PSD com vista às próximas legislativas. ….(marcadas para 5 de Outubro de1980)

“ Com efeito dava-se como certo até à passada terça – feira que Henrique Nascimento Rodrigues destacado perito social - democrata em matérias de trabalho, recusaria a candidatura por Lisboa, obtendo nisso a solidariedade de …. e de outros sindicalistas. Carlos Macedo encontrou-se em Ferrel com Henrique Nascimento Rodrigues tendo-o demovido da recusa em participar nas listas do PSD.”

É verdade! O Henrique tinha decidido não aceitar ser novamente deputado.
A experiência anterior tinha-lhe feito ver que seria mais útil ao partido e ao País fora do parlamento. Ser deputado não o seduzia, nem o preenchia profissionalmente. 

Naquele período da nossa vida, (tínhamos vendido a nossa casa de férias em Cabanas para o Henrique poder comprar um escritório na Avenida Duque D’Ávila), passávamos férias, em casa alugada, numa aldeia a dois km do Baleal – Ferrel.

O Henrique tinha decidido: descansar, aumentar de peso, deixar de fumar, retomar a sua actividade de Jurisconsulto, deixar a política activa e não se candidatar a deputado. Tinha mesmo escrito uma carta a Carlos Macedo, onde explicava tudo isso.


 Essa carta não chegou a ser enviada.


 Esteve na minha posse até à morte do Henrique altura em que decidi destrui-la.


Quando, ao fim da tarde dessa terça feira vi Carlos Macedo entrar pela porta de casa, percebi que, seria muito difícil, para o Henrique, manter a decisão. Foram mais de três horas de conversa, que se prolongaram para além da hora de jantar.

Este encontro, o que nele foi dito, e posteriormente a morte de Francisco Sá Carneiro no dia 4 de Dezembro, marcaram definitivamente o seu envolvimento político – partidário nesta década de 80.