quinta-feira, 3 de maio de 2012

1986 O REGRESSO

AO MINISTÉRIO DO TRABALHO
A 28 de Novembro de 1985, durante a sua estadia em Bissau, escrevia-me o Henrique:
Calcula tu que o Ministro do Trabalho me telefonou só para saber quando é que eu estaria em Lisboa pois queria falar comigo! Ficou combinada uma entrevista para a semana do meu regresso de Genebra. Mas esta de telefonar para Bissau só para saber isto… “
 “ O ministro do Trabalho e Segurança Social, Mira Amaral, nomeou Nascimento Rodrigues para director do Gabinete de Cooperação com os países africanos de expressão portuguesa. Àquele gabinete cabe coordenar e promover acções de cooperação com as cinco ex-colónias portuguesas em África. Nascimento Rodrigues, que foi ministro do Trabalho num dos governos de Pinto Balsemão, é consultor da OIT para os problemas africanos. Nessa qualidade, dirigiu missões daquele organismo internacional na Guiné- Bissau e em S. Tomé e Príncipe”
IN “ O Jornal” 30 de Maio de 1986
AOS ORGÃOS NACIONAIS DO PSD
“Nascimento Rodrigues foi dos mais destacados dirigentes do PSD e esteve afastado da vida política nos últimos tempos. Regressou este fim de semana à política activa durante o Congresso do PSD. Nascimento Rodrigues aceitou integrar a lista para o Conselho Nacional do Partido, que foi patrocinada por Cavaco Silva.”
IN “O Século” 3 de Junho de 1986
COMO REPRESENTANTE GOVERNAMENTAL
"Em 1986 fui designado pelo Governo junto da Comissão Europeia para exercer as funções de representante governamental português no Conselho de Administração Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e Trabalho (Fundação Dublin).
Instituição Comunitária, esta Fundação tem estrutura tripartida (representantes governamentais, sindicais e patronais dos Estados-membros) e as suas atribuições têm a ver com a pesquisa e divulgação técnica de estudos, quer na área das relações de trabalho, quer na área social, quer ainda na área da melhoria das condições de vida (ordenamento do território, transportes e habitação etc.).
Muitos destes estudos servem à Comissão Europeia para a preparação de eventuais Directivas e Regulamentos.
Esta experiência permitiu-me uma sensibilização e aperfeiçoamento técnico no domíneo do direito social europeu."
IN “Curriculum Vitae” 1995