sábado, 19 de maio de 2012

REVIRAVOLTA SINDICAL

"O Século apurou que Nascimento Rodrigues foi convidado há duas semanas, por Cavaco Silva, para a Comissão Política Nacional. Nascimento Rodrigues, um dos "pais espirituais" da UGT, acompanhou os primeiros sindicalistas sociais democratas que se formaram em Portugal. Depois de se informar sobre o processo que levou à clivagem propôs uma solução de "coerência com os valores que sempre defendeu". " Não se pode ser ao mesmo tempo dirigente partidário e dirigente sindical", mas frisou que os destinos da acção sindical apenas aos sindicatos pertencem".
IN " O Século" 17 de Junho 1988
"Para o observador a chamada de Nascimento Rodrigues não se prende com a questão sindical, mas a reforma das leis laborais. Para defender as teses sociais democratas, Cavaco Silva tem agora um rosto dificilmente contestado pelos socialistas e pela UGT"
IN " O Diabo" 21 de Junho de 1988
" Depois de quatro anos de enquadramento dos sindicalistas sociais democratas por uma estrutura partidária - os TSD - Cavaco Silva decidiu-se a alterar a estratégia apostando em Nascimento Rodrigues para organizar a mudança. Em 1984, Nascimento Rodrigues abandonara a vice presidência do PSD ( tendo já estado discretamente ausente no Congresso de Braga) por não ter conseguido dissuadir Mota Pinto da "opção TSD". A nomeação de Nascimento Rodrigues para a Comissão Política seria apontada por Cavaco Silva como um indício claro de que se projectam alterações na política sindical do partido. Mas tudo indica que se trata de uma verdadeira reviravolta, de que as principais vítimas venham  a ser os TSD - apoiantes de Cavaco Silva desde a primeira hora. É que Nascimento Rodrigues, ..... foi fundador da Tesiresd, outra organização dos sindicalistas sociais democratas contra a qual se criaram os TSD.
IN " Expresso" 25 de Junho 1988