terça-feira, 1 de maio de 2012

O MEU APARTAMENTO EM BISSAU


“ Já estou instalado no apartamento da “Cicer”. De facto são melhores do que os do hotel… sobretudo no preço! Tenho carro à disposição, com motorista e “oficial de protocolo”, de modo que não há grandes problemas. Claro que não é a mesma coisa do que estar no Hotel, pois tenho de ir tomar todas as refeições ali e, portanto, estou um pouco “preso” com os horários, por forma a que o motorista e o funcionário do protocolo também tenham tempo de tomar as suas refeições, nas suas casas. Mas o incomodo não é grande e compensa. O apartamento é óptimo: quarto, casa de banho, cozinha e dispensa e uma grande sala comum. Utilizo a mesa da sala de jantar para trabalhar.
Só que tenho trabalhado toda a semana de um modo intenso: de manhã, à tarde e à noite. Quase não tenho tido tempo para descansar excepto entre as 18 e a hora de jantar. Tinham um novo projecto de lei preparado, decalcado do meu, mas com várias diferenças. Tenho passado a semana a comparar um e outro. É trabalho fácil, mas muito moroso e cansativo. Só depois disto é que vamos começar a discutir, no início da próxima semana.
O acolhimento processa-se como calculava: de forma muito correcta, com dignidade, mas sem cordialidade e calor humano, que das outras vezes tanto me sensibilizaram. Como tenho o pressentimento que é a última missão que faço aqui, quero ver se compro várias coisas para a nossa casa da Areia Branca. Comprei umas tapeçarias de parede da Costa do Marfim que são interessantes.
Acho que os quadros valem a pena.
Estou um pouco cansado do trabalho, mas acho que assim até é melhor, porque não me aborreço com os tempos mortos”.
Bissau 21 de Novembro de 1985