terça-feira, 15 de maio de 2012

“NASCIMENTO RODRIGUES O TRABALHADOR”


Para introduzir o leitor nos “post” que editaremos a partir de hoje, recuperámos um texto publicado em 91, - dá-nos pistas sobre a intervenção do Henrique - (dentro do partido), durante o 1º Governo de maioria absoluta do PSD.


“De vez em quando falam dele. Sobretudo quando a direcção do PSD ou os governantes sociais - democratas precisam de aclarar ideias e defender princípios do mundo laboral. Foi talvez o único ministro do Trabalho, que abandonou a Praça de Londres, em Lisboa, com mais prestígio do que aquele com que entrara. Estamos a falar de Nascimento Rodrigues. Natural de Angola, continua a ser, nos bastidores, um “consultor directo” de Cavaco Silva em legislação laboral. Foi uma das pessoas que ajudou a constituir a UGT e acompanhou os primeiros sindicalistas sociais-democratas que se formaram em Portugal. Pinto Balsemão chamou-o para seu ministro, no seu primeiro Governo (o VII Constitucional). Sempre defendeu uma política baseada no diálogo social alargado e no tripartismo. No exercício da sua pasta granjeou a compreensão e total solidariedade dos sindicalistas do seu partido. Sentimento oposto lhe manifestaram os sectores da direita da então AD: a manutenção da legislação do trabalho e as suas reservas quanto à utilização da requisição civil foram “ dois pecados” que a AD nunca lhe perdoou.
Depois da era balsemista fez parte da “troika” que em 1983 levou à aliança governativa PS/PSD. Outro “pecado” que muitos não esquecem.
Mesmo assim, e apesar de estar afastado da actividade política do PSD (de que chegou a ser vice-presidente), a convite de Cavaco Silva foi o autor do capítulo de trabalho do programa com que o partido ganhou a maioria absoluta.
A pedido do líder do PSD “ apagou” também o fogo da “ batalha” entre sindicalistas sociais-democratas no Congresso dos TSD de Aveiro, (sindicalistas) que sabem bem que com este pilar (técnico e moral) a vitória fica sempre mais fácil e segura.
Não é por acaso que Nascimento Rodrigues é o único perito português que tem trabalhado com a OIT, desde 1982. Nessa qualidade chefiou missões à Guiné – Bissau, Cabo Verde  e S. Tomé e foi Director do Gabinete de Cooperação com África do Ministério do Emprego.
Apesar do protagonismo público de sindicalistas….., a eminência parda do sindicalismo laranja chama-se Nascimento Rodrigues”.
IN “ O Semanário” 18 de Maio de 1991