sexta-feira, 11 de maio de 2012

A COOPERAÇÃO TEM TIDO RESULTADOS EXCELENTES


“ É já amanhã que Silva Peneda embarca para o Maputo chefiando uma delegação que inclui os directores- gerais do Trabalho e da Segurança Social, para além de Nascimento Rodrigues.
Objectivo: proceder a um balanço ao modo como foram executados os projectos implementados por Portugal e definir o desenvolvimento futuro da cooperação entre os dois países no âmbito do trabalho.”
“ Os projectos de cooperação entre o Ministério do Emprego e os cinco países africanos de língua portuguesa (PALOP) têm tido resultados excelentes e satisfatórios para ambas as partes. O desenvolvimento dos PALOP tem de passar pela formação técnica e profissional. Ora, o nosso Ministério está especialmente apetrechado para dar uma resposta a esse objectivo. Estamos actualmente a preparar o primeiro encontro das Inspecções de Trabalho dos seis Estados. Para o futuro, prevemos encontros regulares cobrindo todos os departamentos do Ministério, e, culminando toda esta cooperação, um encontro entre os seis ministros, tendo como objectivo acertar melhor as posições a nível internacional.”
“Segundo Nascimento Rodrigues, dois motivos estão na origem do sucesso destas acções de cooperação: um empenho pessoal por parte dos técnicos do Ministério que se deslocam aos PALOP, aliado à respectiva competência (para haver cooperação não basta ser-se competente, é preciso algo mais no campo do relacionamento humano, o que só os portugueses conseguem”), e o facto de se ter feito sentir que os projectos não são episódicos mas com” perspectivas de desenvolvimento futuro e de continuidade, o que nos dá credibilidade junto daqueles países.”
IN “O Tempo” 21 de Abril de 1988