quarta-feira, 2 de maio de 2012

ESPERO -VOS NO AEROPORTO


“Estou bem de saúde, a comida continua a ser razoável, o apartamento é muito confortável, enfim, tudo corre normal. Quanto ao trabalho tem sido o que se esperava, talvez com a diferença de que tenho trabalhado mesmo bastante para poder ter pronto o texto da Lei.
Com todos os atrasos dos correios, também não tenho recebido jornais, de modo que não sei o que aí se passa. Com os telefones é a mesma coisa. A maior parte das vezes nem se consegue ligar para a central telefónica e as pouquíssimas vezes que o consegui recebi como resposta que havia avarias em Lisboa.  Hoje almocei na nossa Embaixada a convite do encarregado de negócios (o embaixador está em Lisboa) e nada de especial me contaram, para além da baixa das taxas de juro, visita de Eanes a Cabo-Verde e pouco mais.
A diferença para melhor está na comida e nas instalações. O abastecimento público melhorou de há dois anos para cá e vê-se muito mais estrangeiros, há mais coisas para comprar, inclusive do Senegal, Costa do Marfim, etc. Só que ao contrário de há dois anos, limito-me a andar do apartamento para a Secretaria de Estado, saio para almoçar no hotel, volto ao serviço, regresso ao apartamento, vou jantar e volto até ao dia seguinte. Nem sequer, nesta semana, tenho dado um pequeno passeio de carro à saída do serviço, pois quero evitar juízos. Acabo por aproveitar trabalhar à noite aqui no apartamento, pois tenho reuniões de manhã com um grupo de três juristas que são meus interlocutores e à tarde trabalho no Gabinete, no edifício da Secretaria de Estado. Felizmente que há muito trabalho. Ao empenhar-me não sinto tanto a passagem do tempo.
Mas agora que estão quase decorridas duas semanas começo a fazer contas aos dias que faltam para a partida”.
Bissau, 28 de Novembro 1985
 Acabei o trabalho com o grupo de Juristas. Agora já falta pouco tempo para acabar a missão. A ida a Genebra é uma maçada, mas, por outro lado, depois deste mês africano também vai saber bem o movimento e as delícias da vida europeia de alto nível.
Comprei muitos quadros e umas tapeçarias muito interessantes. São para a Areia Branca e creio que vão ficar muito bem. Espero-vos no aeroporto. Pede ao João para ir, para me ajudar a trazer as malas.
Bissau, 5 de Dezembro de 1985