sábado, 16 de junho de 2012

CES


Está em curso o processo legislativo do CES – Conselho Económico e Social – o novo órgão criado por imposição da última revisão constitucional. É neste contexto que, no seio do PSD, têm circulado nomes para o cargo de presidente do CES, que deverá ser eleito na Assembleia da República por uma maioria de 2/3. E na lista dos presidenciáveis figuram nomes como o do ex-ministro do Trabalho Nascimento Rodrigues.”
                                               IN “ O Semanário” 23 de Março 1991

 “A UGT dispõe-se a apoiar a escolha de Nascimento Rodrigues para presidente do Conselho Económico e Social (CES) soube o Independente de fonte parlamentar
(…. ) Mas Nascimento Rodrigues está melhor colocado pois a escolha requer um “consenso alargado” e terá de ser sancionado por 2/3 dos deputados. Para a criação do CES há duas propostas no Parlamento, uma social – democrata, e outra apresentada pela bancada comunista. Ambas passaram na votação na generalidade e estão a ser fundidas pela comissão especializada”.
IN “ O Independente” 3 de Maio 1991


"Nascimento Rodrigues preside à Concertação"

“Nascimento Rodrigues vai ser o primeiro presidente do Conselho Económico e Social, órgão que substituirá o Conselho Permanente de Concertação Social. O nome do ex-ministro foi avançado pelo PSD e recebeu o consentimento do PS, condição indispensável para atingir a maioria qualificada de na Assembleia da República”
In “O Expresso” 11 de Janeiro de 1992

Em 16 de Janeiro de 1992 o Henrique é eleito pela Assembleia da República para o cargo de presidente do Conselho Económico e Social,(151 votos), cargo que ocupará até 1996. Foi o 1º presidente deste Conselho, que em Fevereiro de 2011 completou 20 anos de existência.