quarta-feira, 6 de junho de 2012

ELEIÇÃO DO PRESIDENTE


A eleição do Henrique (3 de Junho de 1992) foi proposta pela França em nome do Grupo da Europa Ocidental e, nessa eleição foi apoiado por todos os grupos regionais da OIT: pelo presidente do grupo dos trabalhadores, pelo presidente do grupo dos empregadores, pela Federação da Rússia, em nome dos países da Europa Central e Ocidental, pela Líbia em nome do grupo africano, pelo México em nome dos países da América, pelo Irão ( pelo grupo da Ásia e Pacífico) e pelos Emirados Árabes Unidos ( pelos Estados Árabes).
O delegado governamental de Angola referiu assim o seu apoio:
A delegação de Angola, expressando-se em nome dos cinco países lusófonos de África, tem a honra de sustentar a candidatura do Sr. Nascimento Rodrigues à presidência desta Conferência. O Sr. Nascimento Rodrigues tem atrás de si uma brilhante carreira profissional e política a todos os títulos. Consultor jurídico de associações sindicais, membro da delegação portuguesa em diferentes conferências da OIT, perito em acções de cooperação técnica coordenadas pelo BIT, ardente defensor do tripartismo, o Sr. Nascimento Rodrigues foi recentemente eleito para o cargo de Presidente do Conselho Económico e Social de Portugal depois de já ter sido Ministro do Trabalho. A sua experiência na área do trabalho e no funcionamento das conferências é a melhor garantia para a excelente presidência que desejamos.
A delegação angolana, em nome dos cinco países lusófonos de África, transmite-lhe os melhores votos de sucesso para a condução dos trabalhos desta Conferência”
O Henrique foi o primeiro português a exercer estas funções, tendo sucedido, na presidência da Conferência ao indonésio Casmas Batubara.
O acto da  eleição registou, pois, um apoio invulgar de delegados de várias regiões do Mundo, como afirmou no fim o Presidente do Conselho de Administração do BIT:
“ A candidatura do Sr. Nascimento Rodrigues, Presidente do Conselho Económico e Social de Portugal à presidência da 79ª sessão, foi proposta e devidamente apoiada. Na ausência de qualquer outra candidatura, declaro o Sr. Nascimento Rodrigues eleito por unanimidade, Presidente da 79ª sessão da Conferência Internacional do Trabalho. Peço-lhe o favor de ocupar a cadeira presidencial”.
In “A Democratização e a OIT”
Edição: Conselho Económico e Social