domingo, 17 de junho de 2012

OS CONFLITOS SOCIAIS


Jornal de Notícias - Como vê o funcionamento do Conselho Económico Social para que foi recentemente eleito?
Nascimento Rodrigues – “Trata-se de um órgão de consulta dos governos e de participação da sociedade civil e, por vezes, de apoio de outros orgãos de soberania como o Parlamento. As questões podem ser debatidas aqui numa atmosfera mais consensual. O nosso CES vai ter uma representação muito alargada, desde as associações de defesa do ambiente, das Universidades, das associações de solidariedade social, de defesa do consumidor, para além dos parceiros clássicos como as organizações patronais e sindicais. Do meu ponto de vista, o CES deve funcionar como uma espécie de ponte entre a sociedade civil, que todos estes organismos representam, e a sociedade política, representada pelo Governo, pelo Parlamento e por outras instituições do sistema político partidário português.”
JN- Não tem saudades do Governo?
NR- Eu estou muito satisfeito pela circunstância de a Assembleia da República me ter eleito. A Constituição exige uma votação favorável de dois terços para este cargo. Eu ultrapassei essa percentagem, o que foi para mim motivo de grande satisfação e, obviamente, de enorme responsabilidade. Estou muito satisfeito com o cargo que vou exercer.
IN “ Jornal de Notícias” 21 de Março 1992


O Presidente do Conselho Económico e Social da CEE elogiou ontem a forma  como está perspectivada a formação e funcionamento do CES Português, manifestando a esperança de que este modelo possa concretizar-se a nível comunitário.
Em declarações à LUSA, Nascimento Rodrigues salientou que, a nível comunitário: "O Conselho Económico e Social actuará principalmente nas áreas que lhe estão consagradas na Constituição, ou seja dando pareceres sobre aplicação dos fundos comunitários e sobre as posições de Portugal nas várias matérias a nível comunitário". 
O novo orgão , segundo o seu presidente, trabalhará também em estreita relação com os Conselhos Económicos e Sociais dos restantes Estados - Membros e com os representantes portugueses no Conselho Económico e Social das Comunidades.
IN " Correio dos Açores" 4 de Abril de 1992

"Rodrigues ao leme da Concertação"
"O dirigente do PSD, Nascimento Rodrigues, vai presidir ao Conselho Económico e Social. A posse deste novo Conselho, que irá substituir, nos termos da orientação tomada na última revisão constitucional, o Conselho Nacional do Plano e o de Rendimentos e Preços e da Concertação Social, irá ocorrer este mês.
Refira-se que o nome de Nascimento Rodrigues mereceu já o “sim” da maioria qualificada da Assembleia da República, ou seja dois terços dos votos expressos, pelo que a marcação da posse está apenas dependente do agendamento por parte do presidente do Parlamento.”

IN “Diário de Notícias” 8 de Maio 1992