quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DIRECTAS


“Nascimento Rodrigues foi empossado Provedor de Justiça para substituir Menéres Pimentel.
À volta da missão de Nascimento Rodrigues criaram-se muitas expectativas, tendo em conta  que o “defensor do povo” é conhecido pela sua independência, capacidade de trabalho e defesa intransigente dos Direitos Humanos. Especialista em Direito do Trabalho, o novo provedor espera não tirar brilho nem mérito ao trabalho realizado na Provedoria, embora admita imprimir um novo ritmo à instituição que recebe, por dia, dezenas de reclamações e queixas. A imparcialidade e o rigor são dois elementos que marcarão presença no seu mandato.”
In “Jornal Regional do Algarve” 29 de Junho de 2000
Entrevista
P- O seu nome surgiu “ como solução possível”, e não como primeira escolha para ocupar o cargo de Provedor de Justiça. Isso incomoda-o?
R- “ Não sei se fui a segunda ou terceira alternativa. Incomodar-me-ia muito, sim, se o País não tivesse, como tem felizmente, várias pessoas com qualidades para desempenhar as funções de provedor de Justiça. Mas só uma pode ser eleita. Fui eu. É isso o que, agora, releva.
P- Está a pensar imprimir um novo estilo na Provedoria?
R-“ Cada pessoa é um ser irrepetível. Portanto, eu terei, necessariamente, o meu estilo de actuação e isso vai-se reflectir na Provedoria.
P- Acredita que vai ser fácil trabalhar com este Governo?
R-“ Respondo com outra pergunta: porque razão teria dificuldades?
P- Qual o comentário que lhe merece a actividade desenvolvida por Menéres Pimentel?
R- “(…) Foi um excelente provedor, de cuja acção a memória colectiva guardará uma recordação marcante e perdurável.
P- O que espera realmente do cargo de provedor?
R- “Não deslustrar o legado que me foi deixado pelos meus antecessores, não esmorecer na defesa dos valores essenciais da cidadania, abrir caminhos novos no relacionamento dos cidadãos com os poderes públicos, por forma a alcançar melhores soluções para os problemas que nos são colocados”
 In “Jornal Regional do Algarve” 29 de Junho de 2000