segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DUAS RECOMENDAÇÕES EM AGENDA


Dirigi, recentemente, uma recomendação ao ministro da Reforma do Estado para que nos concursos de admissão na Função Pública, a entrevista dos candidatos passe a ser pública. Hoje participam apenas o júri e o entrevistado.

Em nome da transparência de regras, qualquer pessoa deve poder entrar na sala. Não sei se vou ter êxito.

Já consultamos a Direcção Geral da Administração Pública e o Secretário de Estado e sabemos que, em ambos os casos, o parecer é negativo. Tive de recorrer directamente ao ministro. Vamos a ver.

Vou dirigir-me ao primeiro-ministro, por causa de legislação recente, que concede aos membros do Governo e altos dirigentes da Função Pública patrocínio judiciário e isenção de custas, quando lhes são postos processos. Então e os outros funcionários? Vou propor o alargamento desse benefício a todos, com uma condição

Se ficar provada a negligência ou irresponsabilidade do funcionário, terá de pagar ele as custas”. 

In “A Visão” 4 de Outubro de 2001


PS- A 13 de Janeiro de 2003 - Nota à comunicação social - Governo aceita recomendação do Provedor de Justiça sobre publicidade da entrevista profissional de selecção.

A recomendação foi aceite pela Secretaria de Estado da Administração Pública e elaborada circular para todos os Serviços Públicos