terça-feira, 12 de julho de 2011

ESPECIALISTA EM MARCAS

Faz hoje 15 meses que ele partiu. O texto que o nosso filho Nuno escreveu nesse dia diz tudo. As marcas que deixou na sua família são tão fundas, que o pai continua presente em todos os momentos da nossa vida. Não há distância nem esquecimento. Só memoria viva.

“ Não… Desculpe mas não me lembro de si”.

“Trabalhei com o seu pai”. “Era amigo do seu pai”. “Estive na Provedoria com o seu pai”. “Sou um cidadão anónimo e não conhecia o seu pai…”

A fila de pessoas vai para lá das paredes frias e eu sorrio. Como tu farias certamente. Com a sedução de quem não está. Sorrio mas o meu coração chora. Sorrio pelas marcas que deixaste em tanta gente. Os que fazem fila aqui na igreja e os que nem fazem ideia de que foram marcados por ti.

Pelas marcas que deixaste no País. Marcas à esquerda e à direita. Como se as marcas tivessem direcção que não as de apontar o caminho certo. E como tu sabias que o caminho pode ter várias direcções. Mas só um sentido.

O da Justiça e do amor.

O do trabalho e da família.

Sabes que eu digo que trabalho em “Marcas”. As outras. Mas tu é que eras um especialista. A fila ao longo das paredes frias sabe bem o que são as tuas marcas

As marcas estão cá. A dor que sinto no meu coração é o sentir dessas marcas. Afinal o sentido é só um: marcar o teu próximo. Com amor. Com verdade. Com dedicação.

Deixa marca. Nesta fila. E nas outras que desembocam dela.

Deixa marca. Sonha muito e vive ainda mais. Deixa marca. Eu sei que deixa. Cravada no mais fundo do meu ser. Deixa marca. E por isso dói. Deixa marca. E por isso vivo.