terça-feira, 19 de julho de 2011

FOI HÁ UM ANO

Foi há um ano que confessamos, que, o processo de adopção deste blogue tinha sido longo, doloroso e difícil. Desde então, tentamos transmitir, através das palavras do Henrique, as memórias de um passado pessoal onde se evidência, a persistente construção de um ideal de vida; de uma lenta, progressiva e trabalhosa conquista do um lugar ao sol; de uma vida feliz, onde todos os seus sonhos fossem concretizados. O único sonho de que abdicou foi o de viver em Angola. E dele abdicou em função da família que queria constituir, da estabilidade que pretendia proporcionar-lhe, e, do amor que tinha a Portugal. Nunca se arrependeu. Ficaram as saudades dos tempos, em que “menino e moço” sonhava com um Portugal maior, com uma Angola independente onde todos os Angolanos tivessem o mesmo direito de dizer: esta é a minha terra, foi aqui que eu nasci, foi aqui que os meus pais construíram a sua casa. É aqui que estão as minhas raízes. Quero trabalhar aqui. Quero contribuir para o engrandecimento desta Angola, minha terra!

O sonho da família foi superior ao outro sonho. Dele abdicou sem mágoas. Ficou a saudade. Expressa em todas as páginas deste Blogue.

Durante este ano, ficou evidente que, o Homem que todos conhecemos, tinha uma personalidade de firmeza, fé, atitude, princípios e coerência invulgares. Mais, que tudo isso tinha sido caldeado numa infância, adolescência e juventude também particularmente invulgares.

Mesmo os seus textos profissionais estão marcados pelo ideal de uma vida sonhada desde a infância.

Que os netos retenham a imagem real deste Homem, que foi o Avô, de quem todos têm imensas saudades, mas cujo exemplo será o farol das suas vidas

De novo, na casa da TaKula, a família vive a sua memória.