terça-feira, 14 de junho de 2011

1962

Ando estafado, mais moral do que fisicamente, o que é ainda pior. Este ano tem começado muito mal e nada me leva a crer que as coisas melhorem; o mais previsível é até o contrário.
Deus queira que eu esteja enganado, e que a Paz possa voltar à nossa terra. Sempre fui um idealista e, por isso, dói-me profundamente tudo o que se está a passar. A minha impressão é que o mundo caminha a passos largos para o caos, talvez para uma 3ª Grande Guerra.
Hoje Angola, amanhã outro território, depois outro… O Ocidente está de olhos fechados, abdica das suas posições, mete água por todos os lados… Para onde vamos nós? Não sei, só Deus nos poderá salvar e eu não sei se nós merecemos ser salvos!
Temos que estar constantemente preparados para o pior: a nossa vida, amanhã, tanto pode ser tombar em Angola, como vir para cá, fugir para a África do Sul, ir para o Brasil… sei lá!
Só quero é poder trabalhar, só quero viver em paz e sossego e com todos os homens de boa vontade. Mas… onde estão eles? Onde estão eles que é tão difícil encontrá-los? Às vezes, penso que todo o homem devia ser um sacerdote que pregasse a paz e o amor entre todos os povos.
Mas o mundo de hoje está de tal maneira que o homem não pode deixar de ser um egoísta, um revoltado, um lobo para os outros homens. Tantos séculos de civilização só conduziram a isto?!