quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ALTOS…


O novo provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, propõe-se exercer “uma magistratura de raiz moral, independente, íntegra  surda a constricções que firam os valores e os conteúdos específicos de todos os direitos fundamentais uma exigência incontornável às qualidades do Provedor de Justiça”. Nascimento Rodrigues falava na cerimónia de posse que decorreu no salão nobre da Assembleia da República”:
In “Diário de Notícias” 10 de Junho 2000

Foi deste modo, pleno de significado no traçado da sua vida que viu a chegada ao cargo de Provedor de Justiça.
Ao discursar no dia da sua tomada de posse disse:” Permitam-me o atrevimento de iniciar as minhas palavras recordando o que se escrevia nos contos de história de outros tempos, onde sempre se começava assim: “Há muitos, muitos anos…”. Ouso esta liberdade, porque há muitos anos atrás, era eu um jovem jurista laboral, escutei pela rádio, em período conturbado da nossa então nascente vida política democrática, um discurso que me tocou fundo e nunca se apagou da minha memória. Marcou-me fundo pelo tema que abordava e restou guardado pelo exemplo que espelhava. O discurso era de Francisco Salgado Zenha; o tema o da luta pela liberdade sindical no nosso País; a voz a de um dos mais insignes democratas da nossa história contemporânea.
Tantos anos passados sobre esse episódio, não conseguiria imaginar que as teias da vida haveriam de conduzir-me à Provedoria de Justiça, de que Salgado Zenha foi, precisamente, um dos inspiradores e como Ministro da Justiça o principal impulsionador da consagração legislativa da instituição em fase pré – constitucional. Se recordo este encadeamento de ocorrências do meu percurso, faço-o a título de simples, mas sincero, preito de homenagem a uma das mais marcantes figuras do Estado de Direito e da sociedade democrática; e faço-o também para dizer que assumo como firme propósito da minha actuação como Provedor de Justiça não esmorecer na defesa dos valores que lhe deram corpo”(…)

Lisboa Palácio de São Bento 9 de Junho  de 2000