quarta-feira, 5 de setembro de 2012

AS OBRAS SÃO O EMPEDRADO DO FUTURO


Eleito, a 16 de Janeiro de 1992,  para o cargo de Presidente do Conselho Económico e Social,   só tomaria posse a 28 de Maio desse ano
No momento em que toma posse assume o cargo como, Um desafio de bem servir”. (…) “Venho para trabalhar. Julgo bem que esta é uma síntese pobre de programa apresentável num acto solene de posse e num momento histórico para o novo Conselho Económico e Social que hoje inicia a sua vida. Não fico, porém, muito preocupado com isso. É que as palavras perdem-se nas folhas do tempo. As obras são o empedrado do futuro”
Mas o seu tempo, como Presidente do Conselho Económico e Social chegaria ao fim com as legislativas de Outubro de 1995 e a vitória do PS.
Mais uma vez, foi lançada a semente!. Em 2011,  por ocasião da comemoração do vigésimo aniversário do CES o actual Presidente do Conselho Económico e Social afirmou:  "Nascimento Rodrigues marcou este Conselho de forma muito profunda. A ele se deve a definição de objectivos estratégicos do CES, e o modo como os dinamizou, incluindo nas relações do Conselho Económico e Social com instituições estrangeiras congéneres e na cooperação para a criação de organizações de concertação social nos países africanos lusófonos”.

Sempre foi um homem  de muito trabalho e de poucas palavras: “as palavras perdem-se nas folhas do tempo” “ as obras são o empedrado do Futuro”.

Vem-me à memória um texto, publicado quando tinha 17 anos,  em que enaltecia a obra colonizadora dos portugueses. Terminava assim: "Morra um homem.... morra um homem, caramba, mas fique a obra! 
Na verdade, a OBRA ficou do homem; o Homem ,... esse ficou na obra"