segunda-feira, 17 de setembro de 2012

NASCIMENTO DE PROVEDOR


Foi, com este título, que, o semanário “Expresso” noticiou, em 13 de Maio de 2000, a candidatura, do Henrique, ao cargo de Provedor de Justiça.
“ (…) PS e PSD decidiram-se por um candidato imprevisível: Henrique Nascimento Rodrigues, de 59 anos, uma das figuras de destaque no PSD nos anos 80, inspirador da criação da UGT e primeiro presidente do Conselho Económico e Social em 1992. O seu nome será agora submetido a eleição pelos deputados na próxima quinta feira – mas PS, PSD e PP manifestaram já o seu apoio e apenas o PCP e o Bloco de Esquerda anunciaram que votarão contra.
A sugestão terá partido da direcção do grupo parlamentar do PSD. E o bom desempenho na presidência do Conselho Económico e Social – onde era visto como “ o homem dos  consensos” – terá convencido o líder parlamentar do PS, a submeter o nome de Nascimento Rodrigues à apreciação dos deputados socialistas. Jurista de profissão, está afastado da vida política activa há mais de 10 anos. (…)
Por seu turno, Nascimento Rodrigues afirmou ao “Expresso” que aceitou o convite do PS e do PSD, uma vez confirmado que era consensual em ambos os grupos parlamentares”.Estou sereno. O problema é dos senhores deputados e eu respeitarei o resultado da eleição”. E explica que decidiu aceitar por considerar que reúne “as qualidades de integridade e isenção” necessários, além de o seu percurso sempre ligado à defesa dos direitos sociais – uma das tarefas da Provedoria de Justiça”.
In “Expresso” 13 de Maio de 2000